Cidades
Com o tema: “Direitos e Deveres: Como a População Pode Combater os Crimes Ambientais”, a Secretaria de Meio Ambiente inicia o Projeto Caravana Ambiental
Projeto tem o objetivo de conscientizar a população sobre a Lei de Crimes Ambientais n.º 9.605, de 12 de fevereiro de 1998
Para conscientizar a população sobre a Lei de Crimes Ambientais n.º 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria de Assistência Social do Trabalho e da Mulher, lançou na manhã desta quinta-feira (19) o Projeto Caravana Ambiental, com o tema: Direitos e Deveres: Como a População Pode Combater os Crimes Ambientais.
O tema foi abordado de forma clara e educativa, usando estratégias eficazes para sensibilizar e incentivar mudanças positivas na comunidade. A ação aconteceu no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Cícero Justino da Silva, no distrito do Poxim, e estabelece as sanções penais e administrativas para condutas que prejudicam o meio ambiente.
O Setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente teve sua participação apresentando as principais denúncias recebidas, pelo Linha Verde (contato disponibilizado para denúncias), como: queimadas, poluição sonora, maus-tratos, desmatamento, ocupação irregular, resíduos e efluentes.
“O projeto Caravana Ambiental está dentro do programa Coruripe Sustentável, o objetivo é fazer com que a secretaria fique mais próxima da população. A caravana vai percorrer todo o município. "Iniciamos com um público de idosos aqui do Poxim. Na próxima semana, será em Barreiras. O evento traz palestras lúdicas participativas e o público-alvo consegue entender o que é um crime ambiental. Explicamos sobre o nosso canal de denúncia, o Linha Verde, que pede todo o apoio realmente da população nos combates aos principais crimes ambientais, que são onde estão os desmatamentos, os maus tratos, as queimadas, a poluição sonora", explicou Priscila Lobo, do setor de educação ambiental e resíduos sólidos da Secretaria de Meio Ambiente.
Meirelle Gomes, coordenadora do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Poxim, falou sobre a parceria. “É importante promover o debate sobre este tema. Muitas pessoas não sabem realmente que ações como queimadas ilegais, desmatamento, poluição e maus-tratos a animais são crimes previstos em lei, e explicar a legislação vai ajudar a prevenir infrações”, pontuou.
Elaine Silva, do Centro Cícero Justino da Silva, participou da ação e deu seu depoimento. “A gente tem um papel importante na denúncia de crimes ambientais, como foi explicado. Eu já tinha ouvido falar, mas agora está mais claro na minha cabeça, meus direitos e também minha obrigação. Tem multas e até prisão, quando eu ver algo errado vou dizer logo é bom pensar duas vezes antes de destruir o meio ambiente porque prejudica a todos e também, ninguém quer ser preso”, enfatizou.
Secom Coruripe
Izabelle Targino MTE 1314/AL
(82) 99403-5569
Roberto Miranda MTE 1331/AL
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

