Cidades
Sindilojas e Instância do Agreste se reúnem para discutir potencialidades econômicas de Arapiraca
O desenvolvimento do turismo no Agreste e como ele pode impactar positivamente a economia de Arapiraca e das cidades vizinhas foram discutidos durante uma reunião entre o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, e a presidente da Instância do Agreste, Evânia Albuquerque.
"Arapiraca tem um potencial turístico pouco explorado. Além da Rota da Cachaça, das demais rotas turísticas e dos eventos gastronômicos, é a cidade que tem as melhores condições para receber os turistas que vêm para o interior de Alagoas, sem contar ainda com o turismo de negócios, que pode se desenvolver melhor. Pensar e executar projetos para desenvolver esses potenciais é muito positivo para o comércio e para a economia de Arapiraca como um todo", declarou Wilton Malta.
Durante a reunião, Evânia Albuquerque apresentou a Instância do Agreste, associação que reúne o trade turístico de nove municípios agrestinos e que conta com a participação dos poderes público, privado e da sociedade civil.
Um dos projetos mais conhecidos da Instância é a Rota da Cachaça, realizada em parceria com o Sebrae, que mapeou e preparou as empresas do ramo de bebidas para receber turistas, com um roteiro passando pelos municípios de Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro, São Sebastião e Arapiraca, que já está consolidado nacionalmente.
O projeto mais recente é a Rota Indígena, que tem como atrativos o turismo étnico, histórico e cultural, fazendo com que os visitantes mergulhem na cultura das aldeias indígenas no Agreste, mantendo contato direto com a população local, seus costumes, crenças, culinária e artesanato, como uma forma de desenvolver a economia dessas comunidades.
Na reunião, Wilton Malta e Evânia Albuquerque discutiram como Arapiraca pode servir de base nas rotas turísticas que passam pelo Agreste e como esses turistas podem ajudar a movimentar o setor de comércio e serviços da cidade.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

