Brasil
Defesa de Bolsonaro diz que ele aceitou derrota e não participou de trama golpista do 8 de janeiro
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de participar da trama golpista do 8 de janeiro, afirmou, nesta quinta-feira (6), em resposta à acusação apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) que ele aceitou a derrota nas eleições de 2022 e não quis assinar nenhum decreto golpista.
Segundo a defesa do ex-presidente, Bolsonaro fez uma transmissão aos seus seguidores em 30 de dezembro admitindo a derrota e que ele determinou aos comandantes das Forças Armadas realizar a transição para a nova gestão.
"No fim do dia e da História, o peticionário [Bolsonaro] é aquele que não assinou nenhum decreto e não ordenou qualquer ação violenta para restringir ou impedir o exercício de um poder, bem como não tentou depor o governo constituído depois dele", escreveram os advogados.
Sobre o 8 de janeiro
O 8 de janeiro de 2023 marcou um episódio trágico e histórico para o Brasil. Naquele dia, Brasília foi palco de uma invasão sem precedentes em suas instituições democráticas. Manifestantes, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, tomaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, tentando reverter o resultado das eleições presidenciais de 2022 e instaurar uma intervenção militar no país.
Em dois anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) já responsabilizou 898 pessoas pelos atos antidemocráticos cometidos na ocasião. Desse total, 371 foram condenadas por crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público, cujas penas variam entre 3 e mais de 17 anos de prisão. Já 527 pessoas fizeram acordo com o Ministério Público Federal (MPF) por terem cometido infrações consideradas menos graves pela Justiça.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


