Brasil
Reator Multipropósito Brasileiro: catalisador da pesquisa nuclear
A cidade de Iperó, no interior de São Paulo, será a casa do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), um grande passo para a área de tecnologia nuclear.
O espaço contará com centros de pesquisa voltados para o desenvolvimento nuclear nacional, permitindo a produção de radioisótopos, usados na fabricação de fármacos para tratamento de câncer. Além da área da saúde, setores da agricultura, da indústria e do meio ambiente também serão impulsionados com o RMB.
Para conversar sobre a importância dessa iniciativa, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto convidam Júlio de Oliveira, mestre em engenharia nuclear pela Universidade Nacional russa de Pesquisa Nuclear (MEPhI, na sigla em inglês), doutorando em tecnologia nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), da Universidade de São Paulo (USP), e pesquisador em reuso de rejeitos radioativos como combustível para baterias nucleares; Astrid Cazalbón, doutoranda em relações internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenadora de projetos do Observatório Latino-Americano da Geopolítica Energética; e Leonam Guimarães, diretor técnico da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) e coordenador do Comitê Científico e Tecnológico da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas


