Brasil
Petrobras identifica indício de petróleo em poço do pré-sal na Bacia de Santos

A Petrobras anunciou ter encontrado a presença de hidrocarbonetos em um poço exploratório do bloco Aram, em grande profundidade na camada de pré-sal da Bacia de Santos, em São Paulo.
A presença de hidrocarbonetos indica provável presença de petróleo no poço, que está há 1.759 metros abaixo da água e a 245 quilômetros da cidade de Santos.
"O poço está em perfuração, e o intervalo portador de hidrocarboneto foi constatado através de perfis elétricos, indícios de gás e amostragem de fluído, que serão posteriormente caracterizadas por meio de análises laboratoriais. Esses dados permitirão avaliar o potencial e direcionar as próximas atividades exploratórias na área", diz a nota da empresa.
O bloco Aram foi adquirido em março de 2020, na sexta rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sob o regime de Partilha de Produção, tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora. A Petrobras é a operadora do bloco e detém 80% de participação, em parceria com a companhia CNPC (20%).
De acordo com a Petrobras, o bloco Aram é um "importante ativo para a exploração da camada do pré-sal na Bacia de Santos". Em 2021, a Petrobras localizou petróleo no mesmo bloco, no poço batizado como Curaçao, a 5 quilômetros do poço 4-BRSA-1395-SPS.
A produção total de óleo e gás natural da Petrobras em 2024 chegou a 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) e atingiu as metas de produção de petróleo e gás previstas no Plano Estratégico 2024–2028 da companhia.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1INSTABILIDADE POLÍTICA
Clima esquenta em Rio Largo: viaturas cercam Prefeitura após tentativa de golpe do presidente da Câmara; veja vídeo de populares
-
2TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
5CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo