Cidades
Mais um vereador contemplado no acordão: Pedrinho Gaia indica a esposa para cargo na Secretaria de Saúde

O chamado "acordo de governabilidade" em Palmeira dos Índios segue contemplando aliados. Desta vez, o vereador Pedrinho Gaia (MDB) foi agraciado com um espaço na administração municipal ao indicar sua esposa, Renata Itala Brasileiro de Lucena Gaia, para o cargo de Diretora de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, conforme publicado na Portaria nº 265/2025, assinada pela prefeita Luisa Duarte e divulgada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (20 de março de 2025).
Pedrinho Gaia sempre se manteve neutro nos últimos dois meses no cenário político local e foi aliado da gestão passada. Diferente de outros vereadores que adotaram um discurso combativo contra a atual administração, mas que, ao primeiro sinal de um espaço no governo, mudaram de postura e agora se justificam com discursos de “responsabilidade” e acusações de que outros praticam a “política do caos”.
Acomodação de aliados na gestão municipal
A nomeação de Renata Gaia reforça a tese de que a gestão vem distribuindo cargos estratégicos para consolidar sua base na Câmara, garantindo apoio em votações importantes. A aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) nesta semana já demonstrou a eficiência desse arranjo político, pavimentando o caminho para a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que definirá o orçamento para 2025.
Nos bastidores, a nomeação da esposa do vereador não surpreendeu. Com um histórico de proximidade com a atual gestão, Pedrinho Gaia se manteve distante dos embates mais duros travados na Câmara nas últimas semanas, evitando confrontos diretos com a prefeita.
Os que falavam alto agora falam baixinho
A movimentação política evidencia uma mudança no comportamento de alguns vereadores, que antes criticavam ferozmente a administração municipal e denunciavam irregularidades, mas que agora, diante da distribuição de cargos, optam pelo silêncio ou por discursos amenos, justificando sua nova postura com falas sobre “estabilidade política” e “responsabilidade na gestão pública”.
A hipocrisia é evidente: quem antes apontava as falhas, as contradições e os erros da gestão, agora se cala e se alinha ao governo, em troca de espaços dentro da máquina pública.
O custo da governabilidade
Com a nomeação de mais um aliado, fica claro que a prefeita Luisa Duarte segue utilizando a distribuição de cargos estratégicos como ferramenta de articulação política. Resta saber até onde vai essa estratégia e qual será o preço dessa governabilidade para a cidade.
Enquanto isso, a população de Palmeira dos Índios observa, já acostumada a ver que, na política local, a independência dura até a primeira nomeação.
Mais lidas
-
1INSTABILIDADE POLÍTICA
Clima esquenta em Rio Largo: viaturas cercam Prefeitura após tentativa de golpe do presidente da Câmara; veja vídeo de populares
-
2TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
5CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo