Brasil
Bebê brasileiro vítima de tráfico humano é repatriado quase 1 ano e meio após sequestro

A Polícia Federal (PF) repatriou nesta segunda-feira (24) um bebê brasileiro vítima de tráfico internacional, levado ainda recém-nascido para Portugal no final de 2023.
O resgate e a repatriação faz parte da Operação Pérola, que teve início a partir da ação de diferentes órgãos públicos e entidades privadas nos dois países, resultando na investigação policial da Delegacia da PF em Campinas, São Paulo, sobre tráfico internacional de recém-nascidos para a Europa ocorridos na região de Campinas, no final de 2023.
De acordo com a PF, o trabalho conjunto com a Polícia Judiciária de Portugal, ainda naquele ano, permitiu uma "ação humanizada ao bebê", atualmente com um ano e quatro meses.
Ao ser localizada, a criança foi encaminhada aos órgãos de assistência social de Portugal para uma família acolhedora no local, onde permaneceu até se confirmar que efetivamente não se tratava de uma criança portuguesa, "pois os registros haviam sido falsificados quanto à sua nacionalidade e naturalidade", informou a PF.
"Por meio de cooperação jurídica internacional, provocada pelo Ministério Público Federal de Campinas, após confirmada a nacionalidade brasileira do bebê, foi expedida ordem judicial portuguesa, que reconheceu a necessidade de repatriação para o Brasil", explicou a nota.
Para o deslocamento de volta foram designados policiais federais brasileiras, que permaneceram alguns dias em contato com a criança em Portugal, juntamente com a família acolhedora naquele país.
Ao chegar no Brasil, o bebê foi entregue aos cuidados de uma instituição local que promove o acolhimento familiar.
"A família acolhedora em Portugal já está em contato com a família acolhedora no Brasil para compartilhar informações essenciais e garantir uma transição cuidadosa", acrescentou a PF.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1INSTABILIDADE POLÍTICA
Clima esquenta em Rio Largo: viaturas cercam Prefeitura após tentativa de golpe do presidente da Câmara; veja vídeo de populares
-
2TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
5CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo