Brasil

Embraer anuncia venda de 20 aviões E-190 para empresa japonesa ANA

Por Sputinik Brasil 26/03/2025
Embraer anuncia venda de 20 aviões E-190 para empresa japonesa ANA
Foto: © AP Photo / Suhaimi Abdullah

A Embraer fechou nesta quarta-feira (26) a venda de 20 aeronaves para a empresa japonesa ANA, conforme anunciado pelo governo durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão.

"Estamos muito felizes com essa venda de 20 aviões. A ANA, além de ser a maior companhia aérea do Japão, tem uma imagem muito forte no setor da aviação. Isso será fundamental para expandirmos para outras companhias aéreas em diferentes países", afirmou o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, em comunicado divulgado pelo governo.

A compra dos aviões modelo E-190 representa um investimento de quase R$ 10 bilhões da companhia japonesa.

O ministro brasileiro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que está na comitiva do presidente Lula, destacou o potencial do Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês), que tem grande interesse das empresas japonesas e a possibilidade fazer o Brasil se tornar um "grande exportador desse combustível verde".

Entre os principais objetivos da viagem oficial ao Japão, estão a concretização de negócios com empresas brasileiras, como a Embraer.

Acordo entre Mercosul e Japão

Mais cedo, Lula se reuniu em Tóquio com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, na intenção de ampliar os investimentos no Brasil de empresas japonesas e elevar o patamar da relação entre o país e o Mercosul. "Espero lançar negociações de um acordo com o Japão durante a presidência brasileira no próximo semestre", disse o Lula que assumirá a presidência rotativa do bloco.

O primeiro-ministro afirmou que Japão e Brasil vão formar uma estrutura para discutir formas de ampliar a relação comercial com o bloco sul-americano e que serão enviados especialistas sanitários ao Brasil para avançar nas tratativas a fim de abrir o mercado japonês para a carne bovina produzida no Brasil.

"Em um mundo cada vez mais complexo, é fundamental que parceiros históricos se unam para enfrentar as incertezas e instabilidades da economia global. Estou seguro de que precisamos avançar com a assinatura de um acordo de parceria econômica entre Japão e Mercosul", afirmou o presidente brasileiro.