Esportes

Barcelona bate o Osasuna em jogo adiado por morte de médico e abre 3 pontos no topo do Espanhol

27/03/2025
Barcelona bate o Osasuna em jogo adiado por morte de médico e abre 3 pontos no topo do Espanhol
Foto: Reprodução / Instagram

Restando 10 rodadas para a definição do campeão espanhol, o Barcelona abriu três pontos de vantagem sobre o arquirrival Real Madrid. Nesta quinta-feira, o clube catalão igualou os concorrentes na tabela de jogos ao superar o Osasuna em partida adiada da 27ª rodada por 3 a 0, subindo aos 63 pontos, diante de 60 dos merengues e de 56 do Atlético de Madrid, que já liderou a competição e perdeu fôlego nas últimas jornadas.

O jogo foi adiado do dia 8 de março por causa da repentina morte de Carles Miñarro Garcia, médico do Barcelona, pouco mais de uma hora para o pontapé inicial. Sem clima e com jogadores abalados, os catalães pediram para não entrarem em campo e foram atendidos.

Nesta quinta, o Estádio Olímpico Lluis Companys lotado viu um Barcelona diferente entrar em campo. Raphinha, por causa dos jogos do Brasil da Data Fifa, sequer foi relacionado, enquanto Lewandowski ficou somente na reserva. Hansi Flick poupou suas estrelas já pensando no duelo de domingo, diante do Girona, novamente em casa.

Mesmo com mexidas em seu poderoso ataque, o Barcelona não demorou a ir às redes. Logo aos 10 minutos, Balde cruzou da esquerda e Ferran Torres desviou para fazer 1 a 0. Bastante ofensivo, o segundo não demorou a sair, mas veio repleto de polêmicas.

Dani Olmo caiu na área e o árbitro marcou o questionado pênalti. O meia espanhol bateu mal e desperdiçou, mas uma invasão de jogador d Osasuna foi flagrada e o lance invalidado, Na segunda cobrança, 2 a 0 em apenas 20 minutos.

Aos 27 minutos, contudo, o Barcelona levou um duro golpe. Dani Olmo ficou sentado no chão acusando uma lesão muscular. Acabou substituído por Fermín López. Apesar da baixa, o time de Flick manteve a postura ofensiva, sem mais gols até o intervalo, contudo.

O ímpeto catalão não diminuiu na segunda etapa. O Osasuna, por sua vez, voltou melhor na marcação e conseguiu defender bem o gol de Herrera. Sem conseguir "matar" o jogo, Hansi Flick optou pela entrada de Lewandowski aos 23 minutos.

E não demorou muito para o polonês mostrar seu faro goleador. Aos 31, cruzamento preciso de Fermín e cabeçada indefensável de Lewandowski para definir o merecido triunfo e a folga na liderança. Foi o 23º gol do camisa 9, que abriu três de diferença de Mbappé, no Real, na artilharia.