Artigos

Acadêmico Divaldo Suruagy

Laurentino Veiga 29/03/2025
Acadêmico Divaldo Suruagy
Laurentino Veiga - Foto: Assessoria




Governador por 03 vezes, Prefeito de Maceió, Presidente da Assembleia Legislativa. Pertenceu a gloriosa Academia Alagoana de Letras, ao vetusto Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, a Academia Maceioense de Letras, foi orador da Loja Maçônica Virtude e Bondade, bem como de outros sodalícios de relevo.


O livro Raízes de Alagoas (2ª Edição 2024), mereceu a apresentação do imortal José Damasceno de Lima que dissertou sobre o autor: “ Penetrar no íntimo de Raízes de Alagoas é conhecer eventos cientificamente transmitidos, é interpretar os fatos numa perspectiva de quem caminha para o futuro, com firmeza, na esperança certa de um mundo, conforme traçado por Deus, de paz, felicidade e concórdia “.


No Sumário vê-se Antepassados, Colônia, Monarquia, República, Contemporâneos, Retratos e Perspectivas. Leitura agradável, foco determinado, situado na essência dos fatos históricos, bem como numa análise feita nos aspectos da Formação Econômica do Brasil, com toda sua abrangência social do pretérito e do futuro.


Por outro lado, DS contou com o talento do competente arquiteto -Ruben Wanderley Filho - que pincelou às belas ilustrações de bico-de-pena que valorizaram a obra como um todo. Aliás, reflete a amizade existente entre ambos. A historicidade permeia a produção do autor ao longo de sua trajetória de escritor local e regional.


Reproduzo na íntegra, seu intelecto sobre o que escreveu: “ Sem me ater a uma metodologia rígida, procurei, em Raízes de Alagoas, traçar um perfil dos principais acontecimentos, através de dados históricos e da vida de homens e mulheres que influíram nos vários segmentos da sociedade alagoana ”. Estilo próprio, linguagem acessível e, principalmente, condensados nos episódios dentro de sua formação de Economista e Historiador formado pela UFAL.


Dir-se-ia que Divaldo Suruagy, comportou-se como inquilino da Casa de Demócrito Gracindo, amante da literatura, articulista de escol a serviço das letras caetés. Foi, sem dúvida alguma, arauto da política partidária exercida com altivez e honestidade.


Em fala ainda atual, destacou em seu livro: Pode-se aquilatar a cidadania de um povo pelo conhecimento e respeito que cultiva em relação ao ontem, pela responsabilidade que demonstra em função do hoje e pela expectativa que cultiva para o amanhã. Pincelou a história com a maestria que lhe era peculiar.


O Acadêmico Divaldo Suruagy, deixou a sua marca de gestor competente, sem perder de vista a literatura alagoana, bem como, valorizou a classe dos Economistas, em prol do desenvolvimento sócio econômico do Estado como um todo. Deixando marcar indeléveis que poeira do tempo não conseguirá apagar.