Internacional
ONU pede justiça após ataque que matou socorristas na Faixa de Gaza

Baixar
A Organização das Nações Unidas pediu justiça após o ataque israelense que matou socorristas na Faixa de Gaza. A declaração veio do subsecretário-geral de Ajuda Humanitária da ONU, Tom Fletcher, nessa segunda-feira. Ele exigiu “respostas e justiça” em relação ao ataque que matou oito médicos palestinos, seis socorristas da Defesa Civil e um funcionário da ONU no sul de Gaza.


Os corpos foram recolhidos e enterrados em vala comum, junto com os veículos destruídos. Segundo o chefe do escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários no Território Palestino, Jonathan Whittall, todos os veículos estavam "claramente identificados", e mesmo assim foram atingidos pelos ataques israelenses.
O escritório coordenou o acesso à área com autoridades israelenses, que identificaram onde os corpos foram enterrados. A autorização foi concedida cinco dias após as mortes, em 23 de março.
Segundo agências de notícias, as forças israelenses alegaram que os socorristas foram mortos após os veículos avançarem "de forma suspeita”. Israel também disse que um membro do Hamas foi morto com outros oito terroristas. Esse é mais um ataque, após o fim do cessar-fogo que chegou a ser declarado mês passado.
Na semana passada, o Secretário-geral da ONU, António Guterres informou que foi reduzido o número de funcionários na área onde o conflito se arrasta por 15 meses e matou mais 50 mil pessoas em Gaza, segundo o Ministério da Saúde palestino.
Guterres deu a declaração logo após um tanque israelense atingir o complexo da ONU em Deir Al Balah, matando um trabalhador búlgaro, e ferindo gravemente outros cinco profissionais.

Internacional Conflito na região já dura 15 meses e matou mais de 50 mil pessoas São Luís 01/04/2025 - 13:44 Nadia Faggiani / Liliane Farias Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional Israel Faixa de Gaza ONU terça-feira, 1 Abril, 2025 - 13:44 1:40
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3COPA DO BRASIL
Relacionado, Neymar deve jogar contra o CRB amanhã em Maceió
-
4ATAQUES
Houthis dizem que bombardearão o porto de Haifa, em Israel, para impedir a entrada de navios
-
5ROUBO
Loja da Tim é arrombada no centro de Palmeira dos Índios nesta terça-feira