Cidades

Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas realiza segundo encontro do ano em Palmeira dos Índios

FAEAL Comunicação 01/04/2025
Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas realiza segundo encontro do ano em Palmeira dos Índios

O Sistema Faeal/Senar, com o apoio do Sindicato Rural de Palmeira dos Índios e do Sebrae Alagoas, realizou mais um encontro da Comissão Mulheres do Agro de Alagoas, que tem como missão promover capacitação, troca de experiências e destacar a força das produtoras rurais no fortalecimento do agronegócio. O evento aconteceu na quinta-feira (20), reunindo produtoras rurais do Agreste, na sede do sindicato e contou com a presença da presidente da comissão, Morgana Tavares, e da representante do estado na Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA e membro da comissão alagoana, Juliana Almeida, além de outras integrantes, técnicas, analistas, mobilizadoras e instrutoras.

A abertura foi conduzida por Juliana Almeida, que também é diretora administrativa e financeira do Sebrae Alagoas. “Como é bom ver esse movimento crescer e participar desses encontros. É gratificante ver vocês cada vez mais aproveitando esses momentos de capacitação e assistência técnica. Nos fortalecemos muito ao trocar ideias e experiências nesses encontros como o de hoje. Sem dúvidas, uma tarde produtiva”, afirma.

A presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, Morgana Tavares, ressaltou em sua fala que o principal objetivo do evento é fortalecer e valorizar o protagonismo feminino no campo. “Meu desejo é que cada produtora rural possa chegar na sua propriedade, bater no peito e dizer ‘Eu posso, eu vou conseguir e vou transformar minha atividade em um case de sucesso’”, destaca.



O presidente do Sindicato Rural de Palmeira dos Índios, Nielson Correia, agradeceu pela oportunidade de sediar o evento. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas mulheres do campo, e esses momentos são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de cada uma delas”, pontua.

A programação do encontro foi marcada por palestras técnicas e motivacionais. A analista do Senar Alagoas, Carla Lima, iniciou as atividades abordando o tema “Direitos e Deveres da Pessoa Jurídica Perante o INSS”. Em seguida, Camila Nascimento, analista do Sebrae Alagoas, apresentou informações sobre “Regularização de Produtos de Origem Animal”.

A técnica de campo do Senar Alagoas, Karina Venâncio, conduziu a palestra “Sucessão Familiar”, destacando a importância desse processo para a continuidade dos negócios rurais. O evento foi encerrado com a palestra motivacional “Gente Feliz Brilha Mais”, ministrada pela analista comportamental Desiree Farah, que trouxe uma mensagem inspiradora para as participantes.

A estudante de Zootecnia e produtora rural, Rânia Santos, marcou presença no evento e enfatizou a importância da iniciativa para o município e para a valorização das mulheres no agro. “Essa proposta é essencial para mostrar a força feminina no campo, além de evidenciar a relevância da assistência técnica e das atividades desenvolvidas na região, como a produção de banana na Serra do Candará”, destacou.

Além de suas atividades no campo, Rânia é responsável pela organização da Cavalgada do Batom, evento cultural que celebra a presença e a força da mulher no agronegócio.

O Encontro de Mulheres do Agro tem percorrido diversos municípios alagoanos, promovendo capacitações e compartilhando experiências. Em fevereiro, o primeiro encontro do ano aconteceu em Igreja Nova, reunindo mais de 170 mulheres.