Internacional
Submarinos 'invisíveis' do projeto 636.3 ampliam capacidades da Frota do Pacífico da Rússia

Os submarinos diesel-elétricos do projeto 636.3, chamados de "buracos negros" devido à extrema dificuldade de sua detecção, vão expandir as capacidades da Frota do Pacífico da Rússia. O impacto destes submarinos é avaliado pela revista The National Interest.
Destaca-se que os submersíveis do projeto 636.3, designados de Kilo II pelos militares ocidentais, são caracterizados por furtividade acústica, capacidade de atingir alvos a longas distâncias e armamentos modernos.
"Os navios Kilo II vão ampliar as capacidades da Frota do Pacífico da Marinha da Rússia. […] Isso mostra a atenção crescente de Moscou em relação às regiões do Indo-Pacífico e Ártico", indica o artigo.
De acordo com a revista, devido aos seus cascos reforçados, estes submarinos têm uma profundidade operacional de 240 metros e podem alcançar uma profundidade máxima de 300 metros. A velocidade destas embarcações pode chegar até 20 nós, cerca de 37 km/h, e têm uma autonomia no mar de 45 dias. Além disso, o seu alcance operacional é de até 12.000 km.
A Frota do Pacífico já recebeu cinco submarinos do projeto 636.3 e o sexto submarino está em testes. Os navios deste projeto carregam mísseis de cruzeiro da família Kalibr.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3COPA DO BRASIL
Relacionado, Neymar deve jogar contra o CRB amanhã em Maceió
-
4ATAQUES
Houthis dizem que bombardearão o porto de Haifa, em Israel, para impedir a entrada de navios
-
5ROUBO
Loja da Tim é arrombada no centro de Palmeira dos Índios nesta terça-feira