Alagoas
Policial civil salva por colete balístico durante ação em Maceió é homenageada no Rio de Janeiro

A policial civil Vanessa Queiroz foi homenageada durante o LAAD Defence & Security 2025, a maior feira de Defesa e Segurança da América Latina, realizada entre os dias 1º e 4 de abril, no Rio de Janeiro. A homenagem reconheceu sua bravura ao impedir um feminicídio no Centro de Maceió, em 11 de janeiro deste ano.
Durante uma abordagem, Vanessa foi atingida por um disparo de arma de fogo, mas o projétil acertou apenas seu colete balístico, protegendo-a. O equipamento, adquirido pelo Governo de Alagoas, garantiu sua segurança e permitiu que concluísse a operação com êxito.
A ação heroica de Vanessa, integrante da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), foi fundamental para salvar a vida da esposa do suspeito e de seus filhos. Seu ato de coragem recebeu reconhecimento especial durante o evento na capital carioca.
Investimentos
Somente em 2024, Alagoas adquiriu mais de 2.700 coletes balísticos para a Polícia Militar (PM-AL) e a Polícia Civil (PC-AL). Os equipamentos oferecem maior proteção, com menor peso, mais conforto, mobilidade e facilidade de uso.
O secretário Flávio Saraiva destacou o grande investimento do Governo de Alagoas na Segurança Pública no ano passado, o que possibilitou a aquisição de diversos equipamentos, incluindo o colete usado por Vanessa na operação.
“Foram mais de R$ 627 milhões investidos na Segurança Pública em 2024. Fizemos diversas aquisições, não apenas de coletes, mas também de rádios, drones, escudos balísticos e armamentos. Hoje, nossas forças de segurança estão muito bem equipadas para o combate ao crime”, afirmou o secretário.
Já o secretário executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, destacou a qualidade dos equipamentos adquiridos.
“Temos hoje o que há de mais avançado em armamento e proteção para os policiais. Esses novos coletes pesam cerca de 40% a menos, o que proporciona mais agilidade e conforto aos nossos agentes. Todos os equipamentos adquiridos pela SSP são minuciosamente avaliados e testados”, garantiu o oficial.

Relembre o caso
Um homem acusado de violência doméstica teria armado uma emboscada para tentar matar a ex-esposa. No momento da abordagem, ele estava acompanhado da mãe e dos filhos.
Ao perceber a chegada da policial, o homem sacou a arma e atirou. Vanessa foi atingida por um disparo, mas o projétil acertou apenas seu colete balístico, protegendo-a.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
3NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia
-
4DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos