Internacional
Houthis reivindicam ataque a navios de guerra no mar Vermelho, incluindo o porta-aviões dos EUA

O movimento xiita Ansar Allah, popularmente conhecido como houthi, que governa o norte do Iêmen, atacou navios de guerra no norte do mar Vermelho, incluindo um navio de suprimentos para o porta-aviões norte-americano Harry Truman, disse o porta-voz militar Houthi, Yahya Saree.
"Nas últimas horas, as forças de mísseis e UAVs [drones], com a participação das forças navais, entraram em confronto com vários desses navios de guerra no norte do Mar Vermelho, incluindo o porta-aviões americano 'Truman', com vários mísseis de cruzeiro e drones", disse o porta-voz militar Houthi em um comunicado emitido neste sábado (5).
Como Saree observou, o movimento atingiu um navio de abastecimento do porta-aviões americano Harry Truman.
"A força naval das Forças Armadas realizou uma operação militar visando o navio de suprimentos americano, o porta-aviões 'Truman', com um míssil balístico", complementa o anúncio.
Campanha de ataques
Em novembro de 2023, o Ansar Allah, apoiado pelo Irã, lançou uma campanha de ataques a navios mercantes supostamente ligados a Israel para os impedir de transitar pelos mares Arábico e Vermelho enquanto a Faixa de Gaza não recebe os alimentos e medicamentos de que necessita.
Diante da ameaça de ataques em uma área-chave para o comércio global, particularmente de petróleo, diversas companhias de navegação optaram por enviar seus navios pela rota do sul da África, aumentando o tempo e o custo do transporte.
Trump reconheceu o movimento houthi como terrorista pouco antes do fim de seu primeiro mandato (2017-2021), em janeiro de 2021, mas seu sucessor Joe Biden o removeu da lista no mesmo ano.
Em 4 de março, os Estados Unidos novamente designaram o movimento Ansar Allah como organização terrorista.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
4HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
5ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema