Geral
21º Acampamento Terra Livre começa nesta segunda em Brasília
Baixar
Começa nesta segunda-feira (7) e vai até sexta (11) a 21ª edição do Acampamento Terra Livre, que espera reunir pelo menos 6 mil indígenas de todo o país em Brasília. O tema da mobilização deste ano é “APIB somos todos nós: Em defesa da Constituição e da vida”.


O objetivo é reforçar a luta pela demarcação de terras, que, segundo as lideranças, está ameaçada por propostas como o Marco Temporal.
Notícias relacionadas:
- Mobilização indígena em Brasília vai pressionar contra marco temporal.
- Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes.
- Milhares de indígenas marcham em Brasília.
Uma mesa de negociação no Supremo Tribunal Federal foi instalada para tentar um consenso sobre o assunto, mas as organizações indígenas se retiraram, porque não viram espaço para debate.
Entre os pontos inegociáveis está a mineração, como explica a coordenadora secretária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Marciely Tupari. O evento também vai debater a participação dos povos indígenas na COP 30, diz Marciely.
Esta edição do acampamento ainda marca os 20 anos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que reúne as organizações indígenas de todas regiões do país.
* Com colaboração de Lucas Pordeus León.
Geral Expectativa é que 6 mil indígenas de todo país passem pela capital Brasília (DF) Mobilização indígena em Brasília vai pressionar contra marco temporal Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes Milhares de indígenas marcham em Brasília 06/04/2025 - 14:15 Roberta Lopes / Raíssa Saraiva Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional Acampamento Terra Livre ATL 2025 Povos Indígenas domingo, 6 Abril, 2025 - 14:15 1:37
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2FUTEBOL
Ídolo no Inter e com passagens por Santos, seleção e Japão, Leandro Damião dá adeus ao futebol
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ASSEMBLEIA
Cibele Moura denuncia feminicídio e cobra mais respeito às mulheres
-
5
Instituição Amigos do Bem lança livro sobre seu trabalho de 20 anos no sertão nordestino

