Internacional
Mundo unipolar está condenado, multipolaridade é o futuro do planeta, diz presidente do Senado russo

Uma clara demanda por igualdade e respeito pelos interesses dos países já se formou no mundo e um sistema unipolar não é propício para o desenvolvimento da humanidade, afirmou Valentina Matvienko, a presidente do Conselho da Federação da Rússia (câmara alta do parlamento russo).
"É óbvio que o sistema unipolar, o 'mundo de um só soberano' e as reivindicações exclusivas de países individuais à hegemonia cultural, ideológica e de valores são incapazes de proporcionar justiça ou desenvolvimento à humanidade", ressaltou Matvienko.
A presidente sublinhou que a maioria dos problemas presentes no mundo de hoje é uma consequência do legado colonial não resolvido.
Outros fatores que criaram os problemas, segundo Matvienko, são a desigualdade entre países e povos, e o ditame unipolar em vez da igualdade democrática.
Segundo ela, o desejo de um grupo de Estados de garantir seu bem-estar às custas do resto do mundo se tornou a causa principal de crises na esfera da segurança alimentar e energética.
Isso, continuou Matvienko, levou a restrições no acesso a recursos financeiros, à representação desigual em estruturas internacionais e, é claro, a conflitos regionais.
"O mundo unipolar está condenado a dar lugar a um modelo de ordem mundial verdadeiramente democrático e multipolar", finalizou.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
3HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
4FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial