Internacional
Coreia do Sul se prepara para realizar eleições presidenciais já nos próximos meses, diz mídia

A Coreia do Sul está se preparando para realizar eleições antecipadas nos próximos meses, após a prisão e subsequente remoção do presidente Yoon Suk-yeol.
De acordo com a Yonhap, citando um alto funcionário do governo sul-coreano, a próxima eleição presidencial sul-coreana está marcada para o dia 3 de junho.
"Dada a importância do assunto, e considerando que o dia da eleição deve ser designado como feriado temporário, a decisão terá que ser aprovada durante uma reunião do Gabinete", disse a fonte ao veículo.
Segundo a publicação, o presidente em exercício Han Duck-soo será quem vai confirmar a data em que as eleições serão realizadas.
Se a data for confirmada, os candidatos devem se registrar até o dia 11 de maio, e suas campanhas já podem começar um dia após o registro.
De acordo com a lei do país asiático, eleições presidenciais antecipadas devem ser realizadas no máximo 60 dias após a ratificação da demissão do chefe de Estado, ou seja, como o Tribunal Constitucional da Coreia do Sul remove oficialmente o presidente Yoon Suk-yeol do cargo no dia 4 de abril, o entendimento é que as eleições sejam marcadas para o dia 3 de junho.
Após a votação, quem for eleito para liderar a presidência sul-coreana deve assumir o cargo imediatamente, sem qualquer período de transição.
Em 14 de janeiro, Yoon foi preso como parte da investigação sobre a declaração fracassada de lei marcial no país. Ele foi finalmente solto em março.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
3HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
4FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial