Esportes
Descoberta de antigo instrumento musical em Omã revela trocas culturais na Idade do Bronze (FOTOS)

Arqueólogos obtiveram novas informações sobre as práticas musicais das sociedades da Idade do Bronze em Omã, descobrindo dois címbalos, uma espécie de pratos de percussão, em um assentamento de 4.000 anos, revela o portal Arkeonews.
O portal destaca que a pesquisa mostra um mosaico rico do intercâmbio cultural na região do golfo Pérsico.
Os cientistas analisaram as peças de cobre e descobriram que, embora elas tenham uma semelhança impressionante com as da civilização do Vale do Indo, no atual Paquistão, sua composição química indica que foram fabricadas com fontes locais de cobre em Omã.

Essa descoberta, continua a publicação, sugere que os habitantes de Dahwa utilizaram materiais regionais para criar instrumentos musicais, refletindo uma identidade cultural única.
Observa-se que as tradições musicais associadas a esses discos de metal (címbalos) podem ter sido compartilhadas entre a cultura Umm an-Nar de Omã e a civilização do Vale do Indo, o que sugere laços estreitos entre essas sociedades diferentes.
"As práticas rituais envolvendo os címbalos poderiam ter sido transmitidas do sudeste da Arábia para o Vale do Indo ou vice-versa. Essa ambiguidade destaca a complexidade das interações culturais na região, que não se baseavam apenas no comércio, mas também envolviam a troca de ideias e tradições", ressalta Khaled Douglas, professor da Universidade Sultan Qaboos (Omã).

A descoberta de címbalos antigos em Dahwa destaca o papel das tradições musicais compartilhadas na promoção de conexões culturais interregionais e relacionamentos entre as comunidades da Idade do Bronze em todo o golfo Pérsico.
Assim, finaliza o artigo, a descoberta não apenas enriquece nossa compreensão das práticas musicais da Idade do Bronze, mas também enfatiza a importância do intercâmbio cultural na formação das identidades das sociedades antigas.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
5MORREU NO LOCAL
Suspeito morre baleado em frente a shopping em Cruz das Almas, quando tentava assaltar uma van