Geral
Sonia Guajajara critica Marco Temporal e mineração em terras indígenas

Baixar
A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (8) uma sessão solene e homenagem aos 21 anos do Acampamento Terra Livre, que reúne povos indígenas de todo o país em Brasília.


A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, participou da cerimônia e afirmou que essa mobilização foi responsável pelo surgimento do ministério. Ela defendeu a proibição da mineração em terras indígenas e criticou a lei do Marco Temporal, que restringe o direito dos indígenas ao território. A ministra ressaltou a importância da cultura para a preservação da natureza.
"O movimento indígena no Brasil e no mundo precisa avançar, numa grande teia global para o enfrentamento da crise climática e dos retrocessos provocados por uma sociedade que não leva em conta o conhecimento produzido por nós".
A presidente da Funai, Joênia Wapichana, que já foi deputada federal, criticou a lei do Marco Temporal e cobrou o Congresso Nacional para proteção dos territórios indígenas.
" O Congresso Nacional tem que cumprir o que foi colocado na Constituição de 88: implementar os direitos. Não significa retroceder."
A cerimônia foi organizada pela deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG). Na abertura, a parlamentar defendeu a participação indígena no Poder Legislativo.
"Se somos bons para fazer luta, se somos bons para cuidar do nosso território, nós estamos mais que preparados para cuidar do parlamento brasileiro e para manter não somente a floresta, mas os direitos de pé".
O Acampamento Terra Livre conta com mais seis mil participantes e segue até sexta-feira (11).

Geral Ela participou de cerimônia pelos 21 anos do Acampamento Terra Livre Brasília 08/04/2025 - 16:06 Rafael Gasparotto / Eliane Gonçalves Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional Acampamento Terra Livre ATL marco temporal Indígenas terça-feira, 8 Abril, 2025 - 16:06 1:47
Mais lidas
-
1
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
2CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
3DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5MORTE
Quem é Massimiliano Strappetti, enfermeiro que acompanhou o papa Francisco nas últimas horas