Alagoas
Hemoal capta 26 doadores de sangue em ação itinerante na sede na Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal) serviu de ponto para coleta externa de sangue, em ação realizada pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal), nesta terça-feira (8), das 9h às 16h. Ao todo, foram colhidas 26 doações, tanto de colaboradores da Fapeal quanto do público externo, que se dirigiu à sede da fundação, no centro de Maceió, com este intuito.
De acordo com o Ministério da Saúde, cada bolsa de sangue, de 450 a 500 ml, implica no potencial de salvar até quatro vidas. O material doado é separado em diferentes e, assim, poderá beneficiar mais de um paciente.
"Já doei assiduamente por dois anos e parei. Agora, na Fapeal, com esta oportunidade, vou voltar a doar. No meu caso, percebo que a gente se cuida mais quando se torna doador de sangue. Eu já não bebo, não fumo, não sou sedentário. Já tive vontade de fazer uma tatuagem, mas quando penso que vou ficar um ano sem doar, para mim, é muito tempo. Então, percebo que a gente presta mais atenção no que está fazendo, porque o sangue que eu vou doar, no mínimo, é para três pessoas. Parece que é um clichê, mas eu realmente saí de casa com isso na cabeça: ‘hoje, eu vou ali, salvar no mínimo três vidas’. É muito bom", comentou o economista Rômulo Sales, colaborador da fundação.
 (5).jpg)
A gerente de Valorização de Pessoas da Fapeal, Lília Aguiar, destaca o compromisso social da instituição ao abrir as portas para esta ação social. “Possibilitar essa estrutura para o Hemoal dentro da nossa repartição nos deixou motivados. Fizemos tudo garantindo a biossegurança, climatização e conforto. Tudo para que os doadores da Fapeal tivessem a possibilidade de salvar vidas”, observou.
Oportunidades
O Hemoal recebe doadores de sangue e voluntários para o cadastro de doador de medula óssea em quatro pontos. Em Maceió, o cidadão pode comparecer às unidades Trapiche (ao lado do HGE) ou Via Expressa (ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Há também a unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.
 (2).jpg)
Em Arapiraca, a unidade Eldorado, na Rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa, atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h.
É necessário levar um documento oficial com foto para identificação. No caso de voluntário para o cadastro de doadores de medula óssea, também é requisito apresentar o comprovante de residência.
Mais lidas
-
1GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos
-
2CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
3JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5TELEVISÃO
Luiz Bacci acerta volta à TV meses após deixar a Record