Alagoas
Boas práticas da Uncisal inspiram políticas de valorização do servidor em Arapiraca

As práticas de Atenção à Saúde e Bem-Estar no Trabalho desenvolvidas na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) se tornaram modelo para o interior do estado. Na terça-feira (8), representantes da Prefeitura de Arapiraca estiveram na universidade para conhecer de perto os projetos de qualidade de vida no trabalho, em uma troca de experiências voltada à valorização dos servidores públicos e à promoção da saúde no ambiente institucional.
A equipe visitante, composta por integrantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Gestão e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), buscava inspiração para fortalecer o recém-criado Plano Municipal de Valorização do Servidor de Arapiraca. A visita foi organizada pela Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-Estar (Sasbem) da Uncisal, com participação dos seus núcleos: de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho (NEQVT) e de Atenção Integral à Saúde do Servidor (NAISST).
.jpeg)
Para o supervisor da Sasbem, Sérgio Ricardo Lins, momentos como esse reafirmam o papel da universidade como promotora de boas práticas. “Acreditamos na força do diálogo entre instituições públicas. Quando compartilhamos nossos aprendizados, fortalecemos não só as nossas equipes, mas também ampliamos o impacto das ações de cuidado com quem faz o serviço público acontecer”, destacou.
Durante a visita, foram apresentados projetos como o Mexa-se, Clube de Vantagens, Revelando Talentos, Saúde Colorida, Programa de Preparação para Aposentadoria e o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde. Um dos destaques foi o Mexa-se, que oferece atividades físicas regulares para servidores. “Criamos o Mexa-se com a proposta de tornar o cuidado com o corpo e o movimento parte do cotidiano dos trabalhadores. A gente entende que qualidade de vida também passa por criar uma rotina mais ativa e acolhedora dentro da universidade”, explicou Perpétua Vilela, coordenadora do NEQVT.
.jpeg)
A equipe de Arapiraca saiu entusiasmada com a visita. Em nome do grupo, a coordenadora de Gestão de Projetos da Secretaria de Saúde, Lousanny Caires, expressou gratidão pela escuta e acolhimento recebidos. “Participar deste momento e conhecer cada projeto apresentado foi uma experiência enriquecedora. Vimos ideias potentes, conectadas com os desafios reais do serviço público. Voltamos para Arapiraca com ainda mais compromisso e uma missão clara: implementar com coragem e sensibilidade o nosso Plano Municipal de Valorização do Servidor Público”.
Lousanny ainda destacou que o impacto das ações da Uncisal vai além da técnica. “Nos emocionamos com a força que move essa equipe: a motivação genuína com o bem-estar coletivo. Promover qualidade de vida com afeto, propósito e impacto real não é apenas uma meta — é uma necessidade urgente. Que essa parceria floresça cada vez mais”.
Segundo Sérgio Ricardo, a visita reafirma o reconhecimento da Uncisal como um espaço de inovação no cuidado com os trabalhadores do serviço público e demonstra o potencial de colaboração com outros municípios. “É gratificante perceber que o que construímos aqui pode inspirar outras realidades. Seguiremos abertos a trocas que promovam ambientes de trabalho mais saudáveis, humanos e comprometidos com o bem comum”, afirmou.
Mais lidas
-
1GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos
-
2SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
3ALAGOAS CONTRA FAKE
Alerta de fake news: É falsa a informação de mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais
-
4Crônica
E o imperador foi embora
-
5A POLÍTICA COMO ELA É
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026