Geral
Pesquisa reforça necessidade de tratamento para covid longa

Baixar
A cidade do Rio de Janeiro possui elevado índice de covid longa autorreferida, além de altas prevalências de sintomas associados à síndrome pós-covid.


Entretanto essa condição não recebe a devida atenção dos serviços de saúde, deixando os pacientes sem os cuidados necessários. Essa é uma das conclusões da pesquisa ‘Cuidado de saúde à covid longa: necessidades, barreiras e oportunidades no município do Rio de Janeiro’, liderada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e apresentada nesta quarta-feira (9).
A síndrome pós-covid, também conhecida como covid longa, é uma condição crônica associada à doença, que pode se desenvolver após a infecção por SARS-CoV-2, durando de três meses até anos. Envolve um ou vários sintomas, que podem variar ao longo do tempo e serem incapacitantes.
A pesquisa visou construir evidências para fortalecer o cuidado à condição pós-covid no SUS.
Letícia Soares, ecologista de doenças e bióloga, da equipe de consultores do estudo, explica os prejuízos trazidos pela covid longa para a economia.
“Apenas em 2024, existe uma estimativa de que a covid longa causou uma perda de mais de 800 milhões de horas de trabalho, porque realmente as pessoas ou não conseguem trabalhar ou reduziram a hora de trabalho. E também essa redução no número de horas trabalhadas, em gastos em saúde, equivale a uma redução de U$ 11 bilhões do Produto Interno Bruto brasileiro”.
Já Margareth Portela, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, destaca alguns dos principais sintomas percebidos.
“Os nossos principais sintomas foram fadiga, a exacerbação de sintomas após esforço também foi o segundo sintoma mais importante, dor nas articulações, distúrbio do sono, comprometimento cognitivo”.
Os dados foram coletados entre novembro de 2022 e abril de 2024. O estudo contemplou entrevistas com pacientes hospitalizados por covid-19 em unidades do SUS e com gestores e profissionais de saúde da rede, além de pacientes vivendo com covid longa.

Saúde Sintomas da síndrome pós-covid pode durar de três meses até anos Rio de Janeiro 10/04/2025 - 14:30 Fábio Cardoso / Liliane Farias Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional covid-19 SUS quinta-feira, 10 Abril, 2025 - 14:30 2:11
Mais lidas
-
1AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
2SUSPEITO
Polícia Civil divulga vídeo de suspeito de envolvimento na morte de jovem trans em Maceió
-
3PROBLEMAS NA FUNDAÇÃO
Técnicos do CREA e da UFAL apontam falhas e paralisam obra da maior estátua de Cristo do mundo no Pilar
-
4PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
5ARAPIRACA
Agricultura fortalecida: prefeito Luciano Barbosa lança quarta edição do Terra Pronta e assina convênio de R$ 700 mil para associações comunitárias