Geral
Brasil volta a exigir visto para Estados Unidos, Canadá e Austrália

Baixar
Entrou em vigor, nesta quinta-feira (10), a exigência de visto para cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos que queiram visitar o Brasil. A decisão, anunciada em maio de 2023 pelo governo federal, segue o princípio da reciprocidade, já que esses três países não concedem isenção de visto para brasileiros .


De acordo com o Itamaraty, o Brasil não adota isenção unilateral e continua negociando acordos de reciprocidade com os governos envolvidos. O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou, em rede social, que seguem as tratativas para que os Estados Unidos dispensem os brasileiros da exigência do visto.
O Japão, por outro lado, não está mais na lista. Em agosto de 2023, Brasil e Japão firmaram acordo para isentar mutuamente os vistos para viagens de até 90 dias com passaporte comum.
Na contramão do que estabelece o decreto presidencial, em março deste ano, o Senado aprovou um projeto de lei que suspende, a partir de 10 de abril, a exigência de visto para cidadãos da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos. O texto aguarda apreciação da Câmara dos Deputados.
Os interessados em solicitar o visto para visitar o Brasil devem acessar o site eVisa, preencher o formulário e anexar os documentos exigidos.

Geral Medida segue princípio da reciprocidade, diz Itamaraty Rio de Janeiro 10/04/2025 - 19:12 Roberto Piza / Paulliny Fernandes Carolina Pessoa, da Rádio Nacional Visto Itamaraty princípio da reciprocidade quinta-feira, 10 Abril, 2025 - 19:12 1:32
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4CRÍTICAS
Bruna Biancardi rebate fã que criticou decoração de Páscoa: 'Na sua casa você faz como quiser'
-
5POLÍTICA
Arthur Lira assume protagonismo na proposta de isenção do Imposto de Renda