Alagoas
Plano Estadual de Oncologia é apresentado no I Congresso Brasileiro de Prevenção ao Câncer
As médicas Rafaella Toledo e Marta Celeste, que atuam na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), apresentaram o Plano Estadual de Oncologia durante o I Congresso Brasileiro de Prevenção ao Câncer. O evento, iniciado nesta sexta-feira (11), ocorre até este sábado (12), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, e reúne profissionais da área e comunidade acadêmica.
De acordo com Rafaela Tolledo, o Plano Estadual de Oncologia, que é coordenado por ela, visa garantir que todos os pacientes com câncer tenham acesso a um diagnóstico e tratamento adequado. “Foi criada uma rede de assistência com profissionais e ambulatórios especializados, como o Hospital Metropolitano de Alagoas, a Clínica da Família do Benedito Bentes e o Hospital da Mulher de Alagoas, que têm oferecido assistência contínua e reduzido as filas de espera”, destacou.
Rafaella Toledo lembrou que Alagoas zerou a fila de espera para procedimentos cirúrgicos oncológicos, se consolidando como um dos Estados que garantem acesso rápido e humanizado para o tratamento de milhares de pacientes. "Esse feito foi possível graças ao Plano Estadual de Oncologia, que foi implantado em 2023, fazendo com que o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento caísse para menos de 30 dias, o que representa a metade do prazo estabelecido pela Lei Federal 12.732/2012", pontuou.
Já a médica Marta Celeste, que é assessora técnica da Sesau, ressaltou que o Plano Estadual de Oncologia garante acessibilidade ao tratamento em todo o Estado. “Com investimentos e trabalho, a Rede de Assistência Oncológica em Alagoas segue avançando, assegurando que todos tenham um atendimento digno, tecnicamente avançado e pautado por princípios de humanização”, reforçou.
Marta Celeste também destacou a importância da prevenção. “O câncer é uma doença que depende de múltiplos fatores, como estilo de vida e genética. Por isso, é importante que a população realize sempre exames preventivos, a exemplo da mamografia para câncer de mama, e adote um estilo de vida mais saudável, evitando excesso de álcool, tabagismo e privilegiem uma dieta balanceada”, orientou.
Mais lidas
-
1SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
2Crônica
E o imperador foi embora
-
3ALAGOAS CONTRA FAKE
Alerta de fake news: É falsa a informação de mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Pressão da Tribuna do Sertão acelera nomeação e ex-assessor assume Secretaria de Governo e confirma mando remoto do ex-imperador via WhatsApp