Economia
Tarifaço é assunto de videoconferência entre Alckmin e ministro chinês



Ambos trataram de cooperação econômica e comercial, inclusive a existente entre os dois países. Alckmin e Wentao também debateram as “alterações tarifárias” no cenário internacional. Sobre isso, defenderam o multilateralismo e o fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Notícias relacionadas:
- Alckmin e ministro chinês tratam de comércio em videoconferência.
- Dólar sobe para R$ 5,89 após EUA confirmarem tarifa de 145% à China.
- Entenda: tarifaço de Trump é capaz de reindustrializar Estados Unidos?.
Desde o início do chamado “tarifaço” de Donald Trump sobre produtos de mais de 100 países, o Brasil se mantém taxado em 10% pelo país norte-americano. Em relação aos produtos da China, as tarifas dos Estados Unidos já foram ampliadas para 145%. Em resposta, o país asiático taxou produtos estadunidenses em 125%.
Vale lembrar que o Brasil tem fortes relações comerciais tanto com os Estados Unidos quanto com a China, e, mesmo taxado em 10%, optou por não devolver as tarifas ao país comandado por Donald Trump. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já anunciou que o Brasil está aberto a negociações.
Durante a conversa desta sexta, Geraldo Alckmin e o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, alinharam pontos da próxima reunião de ministros de comércio dos Brics, o bloco econômico formado por 11 países, incluindo Brasil e China, no próximo mês. Lembrando que a presidência do Brics é atualmente exercida pelo Brasil, e a cúpula dos líderes dos países-membros está prevista para o início de julho, no Rio de Janeiro.
Segundo o governo, a China é um “importante parceiro econômico do Brasil” e os dois países têm papel de destaque na Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).

Economia Brasília (DF) Alckmin e ministro chinês tratam de comércio em videoconferência Dólar sobe para R$ 5,89 após EUA confirmarem tarifa de 145% à China Entenda: tarifaço de Trump é capaz de reindustrializar Estados Unidos? 11/04/2025 - 15:07 Daniel Ito / Raíssa Saraiva Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional China tarifas recíprocas Geraldo Alckmin Comércio Exterior Tarifaço EUA sexta-feira, 11 Abril, 2025 - 15:07 2:04
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4POLÍTICA
Arthur Lira assume protagonismo na proposta de isenção do Imposto de Renda
-
5CRÍTICAS
Bruna Biancardi rebate fã que criticou decoração de Páscoa: 'Na sua casa você faz como quiser'