Brasil
PF, ICMBio e Força Nacional combatem garimpo ilegal em 3 estados da Amazônia Legal
A Polícia Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Força Nacional de Segurança Pública destruíram dezenas de equipamentos da atividade garimpeira ilegal, no Parque Nacional dos Campos Amazônicos, unidade de conservação de proteção integral, localizada entre os estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.
A Operação Murus Viridis também desmobilizou escavadeiras hidráulicas, caminhões, motores de bombas, motos, ferramentas, 16 barracões de garimpo e apreendeu 8 mil litros de óleo diesel.
"A Polícia Federal, no decorrer da atividade, também promoveu diligências voltadas à colheita de elementos de inteligência e informações de polícia judiciária, que subsidiarão a instauração de procedimentos investigativos com o intuito de identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado", diz a nota da PF.
A operação integra uma estratégia voltada à interrupção da cadeia logística e financeira do garimpo ilegal, ao enfraquecimento das organizações criminosas atuantes na região e à garantia da proteção das populações tradicionais e dos ecossistemas sensíveis da unidade de conservação.
As apreensões de minérios cresceram mais de 170%, e as de madeira em 65%, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A Amazônia Legal ocupa 58% do território brasileiro e abrange nove estados das regiões Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins), Centro-Oeste (Mato Grosso) e Nordeste (Maranhão).
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

