Economia
Meta enfrenta julgamento antitruste que pode forçá-la a se desfazer do Instagram e WhatsApp

A Meta, de Mark Zuckerberg, enfrenta a partir desta segunda-feira, 14, um julgamento antitruste histórico que pode obrigar a gigante da tecnologia a se desfazer do Instagram e do WhatsApp, empresas startups adquiridas há mais de uma década e que são potências das mídias sociais.
O julgamento será o primeiro grande teste da capacidade da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) do presidente norte-americano, Donald Trump, de desafiar as grandes tecnologias.
A ação, que foi movida contra a Meta em 2020 durante o primeiro mandato do republicano, alega que a empresa comprou o Instagram e o WhatsApp para esmagar a concorrência e estabelecer um monopólio ilegal no mercado de mídias sociais.
A FTC argumenta que a Meta manteve um monopólio seguindo a estratégia de Zuckerberg, expressa em 2008: "É melhor comprar do que competir."
"Incapaz de manter seu monopólio competindo de forma justa, os executivos da empresa abordaram a ameaça existencial comprando novos inovadores que estavam tendo sucesso onde o Facebook falhava", diz a comissão. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
5MORREU NO LOCAL
Suspeito morre baleado em frente a shopping em Cruz das Almas, quando tentava assaltar uma van