Internacional
China e Vietnã devem lutar juntos contra a hegemonia e pela defesa do livre comércio, diz Xi Jinping

Líder chinês desembarcou no Vietnã para uma visita de dois dias. Ele afirmou "que tanto a China quanto o Vietnã se beneficiam da globalização econômica" e que os países devem unir forças na defesa do sistema global de livre comércio.
O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou nesta segunda-feira (14) que China e Vietnã devem combater juntos a hegemonia e o protecionismo. A declaração foi dada durante uma reunião do líder chinês com o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, em Hanói.
"É necessário manter contatos estreitos de alto nível, fortalecer a comunicação estratégica e combater conjuntamente a hegemonia, o unilateralismo e o protecionismo", disse o presidente chinês.
Jinping observou que a China e o Vietnã devem fortalecer a cooperação estratégica e estabelecer uma base política sólida para construir uma comunidade China-Vietnã com um futuro compartilhado. Ele afirmou que ambos os países devem unir forças para se opor à intimidação unilateral e defender o sistema global de livre comércio.
"Tanto a China quanto o Vietnã se beneficiam da globalização econômica, por isso devemos fortalecer a determinação estratégica, opor-nos conjuntamente à intimidação unilateral, defender o sistema global de livre comércio e manter a estabilidade das cadeias de produção e fornecimento", disse o líder chinês.
Ele acrescentou que, no contexto das relações internacionais, os dois países continuam a "seguir o caminho do desenvolvimento pacífico, aprofundando a cooperação amigável, trazendo assim estabilidade e certeza valiosas ao mundo".
Xi Jinping chegou ao Vietnã nesta segunda-feira para uma visita de Estado de dois dias. Entre 15 e 18 de abril, o líder chinês também visitará a Malásia e o Camboja.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem
-
2EXCLUSIVO
Imagens mais nítidas mostram perseguição policial a menor morto em Palmeira dos Índios; veja aqui
-
3COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
4CASO GABRIEL LINCOLN
Familiares do jovem morto em Palmeira dos Índios se reúnem com a SSP nesta terça-feira
-
5SEGURANÇA
Secretário de Segurança e Comandante da PM recebem familiares do jovem Gabriel Lincoln