Alagoas
Governo lança oficialmente a Rede de Artistas Visuais para a Saúde Mental, em comemoração a Nise da Silveira

O lançamento da “Rede Alagoana de Artista Visuais para a Saúde Mental” foi oficializado em evento realizado nesta segunda-feira (14) no auditório da Vice-governadoria. A iniciativa integra o calendário comemorativo dos 120 anos de nascimento de Nise da Silveira. A ação conta com o apoio do vice-governador Ronaldo Lessa e do Governo de Alagoas, além da parceria do Instituto de Ação e Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC) e da Secretaria de Estado da Saúde.
A Rede é formada por 33 profissionais, sendo 10 artistas visuais, 10 terapeutas e 10 arte-educadores, além das coordenações de produção, terapêutica e geral. A produção está a cargo da escultora Marta Arruda. Já a coordenação terapêutica é conduzida pelo psicólogo Fabiano Leirias, e a coordenação geral é do produtor cultural Vinicius Palmeira, também responsável pela direção do projeto “Nise 120”.

Durante o evento, foram apresentados os principais objetivos da Rede, responsável por executar duas grandes ações do projeto "Nise em Cores e Formas", viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Paulão.
As ações são: as Oficinas do Inconsciente, que são atividades de pintura voltadas para usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Elas acontecerão a partir de julho de 2025 em cinco municípios: União dos Palmares, Matriz do Camaragibe, Capela, São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema. e os Murais do Inconsciente: intervenções artísticas em espaços urbanos, previstas para novembro de 2025, que deixarão um legado visual e cultural nas cidades participantes. As atividades estão previstas para Maceió, Penedo, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Piranhas. Ao todo, serão ofertadas 200 vagas, divididas em 80 oficinas de pintura, com a expectativa de envolver participantes de todas as regiões de saúde, atingindo, de forma indireta, os 102 municípios de Alagoas. O resultado artístico das oficinas, com 100 quadros produzidos, será apresentado ao público em uma exposição na Galeria Anexo do Teatro Deodoro, em agosto de 2025.
“Essa rede é uma das iniciativas mais simbólicas do projeto Nise 120. A arte é uma ferramenta potente na promoção da saúde mental e na inclusão social. Queremos que essas ações deixem marcas nos territórios e nas pessoas”, destacou Vinicius Palmeira, coordenador do projeto.
A reunião contou com a presença de representantes do Ministério Público, como o procurador Marcelo Arantes, e da Defensoria Pública, com a procuradora Roberta Mendonça. Também participaram representantes da empresa Magna Mater e do IADEC, parceiros na execução das ações do Ano Comemorativo Nise 120.
A Rede Alagoana de Artistas Visuais para a Saúde Mental representa um marco na valorização da arte como instrumento terapêutico e reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com o legado de Nise da Silveira, alagoana pioneira na luta por uma psiquiatria mais humana.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2SÉRIE B
Globo terá que pagar R$ 30 mil a ex-goleiro do CSA após reprisar “frango”
-
3SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro