Alagoas

Hospital do Coração Alagoano realiza terceiro transplante de fígado e salva a vida de mototaxista

Nataly Lopes / Ascom Hospital do Coração Alagoano 14/04/2025
Hospital do Coração Alagoano realiza terceiro transplante de fígado e salva a vida de mototaxista
Terceiro transplantado de fígado recebe alta após seis dias da cirurgia - Foto: Neide Brandão


Com apenas seis dias após a cirurgia, o mototaxista Maciel Mota, de 40 anos, recebeu alta médica depois de realizar um transplante de fígado no Hospital do Coração Alagoano, localizado na Cidade Universitária, em Maceió. Natural de São Miguel dos Campos, o paciente foi o terceiro transplantado hepático por meio do programa Alagoas Transplanta.

Maciel já enfrentava problemas hepáticos há 4 anos, tendo cirrose hepática criptogênica. No entanto, foi em 2024 que a situação ficou mais grave e precisou ficar afastado do trabalho. O paciente já não se reconhecia mais com o avanço da doença.

 

“Ano passado, eu tive um problema com uma hérnia que prejudicou o intestino. Eu tive que retirar essa hérnia e parte do intestino. A partir disso, tive muitos sangramentos e fiquei praticamente o ano todo internado no HGE [Hospital Geral do Estado]”, explica o paciente.

 

Depois de várias internações, o mototaxista começou a luta para entrar na fila de transplantes do estado. Listado em fevereiro de 2025 e com muitas expectativas, Maciel começou a acompanhar pelo aplicativo Meu SUS a posição na lista. Já em primeiro lugar na fila há um mês, foi no dia 05 de abril que o tão esperado momento chegou.

 

“Após a ligação, vim correndo de São Miguel dos Campos para realizar o transplante no Hospital do Coração Alagoano. Chegando aqui fui muito bem recebido e tinha toda uma equipe me esperando. O que era uma expectativa se tornou uma realidade. No outro dia, já comecei a levantar e daí para frente foi só alegria, com a recuperação cada dia melhor”, destaca Maciel.

 

Uma nova vida

 

Maciel tem dois filhos, um de 5 anos e uma de 16 anos, e não via a hora de retornar para casa com o fígado novo. “A coisa que mais quero fazer é abraçar os meus filhos, que são tudo na minha vida. Eu preferi privar eles de me verem internado, mas fazia videochamadas com eles”, afirma o paciente emocionado.

Essa nova vida que o mototaxista vai levar a partir de agora é devido não só aos esforços das equipes da Central de Transplantes, do Hospital do Coração Alagoano e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mas, também, ao gesto de amor de uma família que disse sim à doação de órgãos.

“Eu agradeço do fundo do coração a família que autorizou a doação do órgão, porque a gente sabe como é difícil. A gente está vendo aquele ente indo embora e ter a hombridade de fazer essa doação. E hoje eu me sinto da família deles já”, agradece o paciente Maciel Mota.

 

Comemoração

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, comemorou mais um transplante de fígado realizado no Hospital do Coração Alagoano. "Com muito trabalho conseguimos habilitar o Hospital do Coração Alagoano junto ao Ministério da Saúde para a realização de transplante hepático. Uma ação que nos enche de orgulho e que queremos agradecer, mais uma vez, ao Governo Federal pelo apoio", frisou o gestor.