Alagoas
Sesau cria sistema informatizado para facilitar acesso de pacientes ao Tratamento Fora de Domicílio
Com o objetivo de tornar o acesso à saúde mais eficiente e humanizado, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) está implementando um novo sistema digital para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A ferramenta permitirá que os usuários do serviço acompanhem todo o processo de solicitação de passagens e ajuda de custo para deslocamento a outros estados de forma digital, sem precisar sair de casa, garantindo mais agilidade, comodidade e o direito de ir e vir com dignidade.
Antes da implantação do novo sistema do TFD, os pacientes precisavam se deslocar até Maceió para realizar todas as etapas do processo, da solicitação de viagens ao acompanhamento de agendamentos para consultas, exames e cirurgias. Agora, será necessário ir à capital alagoana apenas uma vez, para a etapa inicial de acolhimento. Após isso, todo o trâmite poderá ser feito remotamente.
“O sistema foi criado para o TFD ter um sistema que pudesse facilitar o acesso desses pacientes ao tratamento fora de domicílio. Pacientes que precisam ir para outro estado fazer seus tratamentos têm, agora, um sistema informatizado que facilita para que eles não precisem mais se deslocar para acompanhar todo o seu processo", destacou a coordenadora estadual do TFD, Darlene Nonato. Ainda segundo ela, os usuários do TFD poderão fazer todo o trâmite direto de suas residências. "Eles poderão acessar o sistema e acompanhar todo o seu processo. Com isso a gente garante o direito desses pacientes a ida e a vinda de forma ágil e célere”, explicou a coordenadora estadual do TFD.
Resultados Positivos
A mudança já apresenta resultados significativos. O número de pacientes atendidos pelo novo sistema do TFD saltou de 761, em julho de 2023, para 2.222 atualmente, um crescimento que reflete a maior acessibilidade proporcionada pelo novo dispositivo. “A partir de maio a nossa equipe técnica estará entrando em contato com todos os pacientes, passando seu acesso no sistema. Também iremos capacitar a equipe do serviço social dos municípios para poder também acolher esse paciente nessa fase de transição do sistema”, acrescentou Darlene Nonato.
Além da facilidade no acesso, o sistema também traz mais agilidade ao processo, reduzindo o tempo de espera e melhorando a organização interna do TFD. Os pacientes cadastrados e ativos receberão, a partir de maio, seus logins e senhas para acessar o sistema, marcando uma nova fase no atendimento à saúde em Alagoas.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro