Variedades
Raízes estadunidenses do nazismo alemão, parte 6: Karl May, o mentor literário de Hitler

O historiador do nazismo Egor Yakovlev, pesquisador da gênese e evolução do nazismo, explica exclusivamente à Sputnik qual escritor impressionou Hitler no contexto da sua aspiração a cometer genocídio na Europa Oriental, tendo um "bom exemplo" no extermínio dos indígenas na América do Norte, descrito nos seus livros.
Segundo Yakovlev, as aventuras dos colonizadores brancos no continente explicadas nos livros de Karl May deram a ideia ao jovem Hitler sobre eliminação de outros povos da Europa.
"Como Hitler sabia sobre os EUA e as Guerras Indígenas? [...] Dos romances de aventura do escritor alemão Karl May, que refletem vividamente a luta dos colonos brancos com os indígenas", disse o historiador.
Segundo ele, essas aventuras mostraram ao jovem Hitler que, por mais positivos que fossem os heróis indígenas, "o homem branco é todo-poderoso, e o próprio destino o designou para exterminar as raças inferiores".
No entanto, essa conclusão pervertida é de autoria do próprio Hitler, já que o próprio Karl May nunca expressou essa ideia em suas obras.
Neste vídeo de uma série exclusiva da Sputnik, o historiador, que estuda as origens e a evolução do nazismo, explica como a obra de um escritor alemão influenciou as ideias xenófobas do futuro líder nazista.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2HOMENAGEM
Claudia Raia e Edson Celulari fazem homenagem ao filho Enzo: 'Muito orgulho'
-
3AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
4PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
5AUTUADO
Motorista de van é preso em Palmeira dos Índios suspeito de importunação sexual contra uma jovem