Cidades
Procissão do Fogaréu emociona centenas de fiéis em Marechal Deodoro

A madrugada entre a Quinta-feira Santa e a Sexta-feira da Paixão (18) foi marcada pela tradicional e histórica Procissão do Fogaréu em Marechal Deodoro, a encenação da perseguição e prisão de Jesus Cristo.
O evento contou com a participação de homens descalços, vestidos com túnicas e capuzes, que carregavam tochas e seguiam em passo acelerado ao som de tambores.A iniciativa, realizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, o Complexo Conventual Santa Maria Madalena e a Prefeitura de Marechal Deodoro local, transformou a cidade em um verdadeiro cenário de fé e tradição.

Fiéis marcharam rapidamente junto ao cortejo, participando ativamente da representação da busca por Jesus e vivenciando momentos de fé ao longo das ruas do Centro Histórico.
O trajeto percorrido transformou-se rapidamente em um caminho iluminado pelas chamas das tochas e pelas velas carregadas por participantes, criando um cenário propício a encontros e manifestações de fé. Muitas pessoas acompanharam os “Farricocos”, os homens encapuzados, com o intuito de fortalecer sua fé, e ao longo do percurso, outros moradores e fiéis aguardavam a passagem do cortejo.

A procissão teve seu ponto de partida e chegada no Complexo Conventual Santa Maria Madalena. O ritmo constante e acelerado da marcha teve apenas uma interrupção planejada. O grupo fez uma parada em frente ao prédio da Prefeitura Municipal para encenar o momento da prisão de Jesus Cristo.

Na ocasião, o bispo Dom Beto Breis dirigiu palavras aos presentes, remetendo às escrituras sagradas e comemorando a participação da população na tradicional celebração. “Fico muito feliz de ver a manutenção da tradição católica nesta cidade de tanta história, tanta beleza. É reconfortante ver a preservação do patrimônio histórico das Alagoas”, declarou o bispo.
O prefeito André Bocão é entusiasta e incentivador da Procissão do Fogaréu como um acontecimento de grande relevância para a comunidade católica deodorense e de todo o Estado. Bocão também ressaltou a importância do evento como um ato significativo para a valorização da história e da cultura do município.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
5MORREU NO LOCAL
Suspeito morre baleado em frente a shopping em Cruz das Almas, quando tentava assaltar uma van