Alagoas
Governo duplica investimentos e reafirma compromisso com o esporte em Alagoas

O esporte para mim significa muita coisa. O esporte me resgatou, me trouxe autoestima e me mostrou que eu era capaz. Quando perdi minha perna em 2006 e achei que minha vida tinha acabado. Pensei até em suicídio. Mas depois conheci o esporte paralímpico, primeiro o basquete em cadeira de rodas, depois a corrida, e me apaixonei. Hoje, vejo que minhas limitações se tornaram quase nada. O esporte é superação, é um estilo de vida. Não me vejo sem o esporte”, afirma o paratleta Carlos Guedes do Nascimento, carinhosamente chamado de “Carlinhos”.
Carlinhos é paratleta de handebol, basquete, natação e atletismo há 18 anos. Ele é um dos 1.304 beneficiados pelo programa Caminhos do Esporte, ação da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude que tem como objetivo auxiliar atletas alagoanos no deslocamento e permanência em campeonatos e competições no Brasil e no mundo. A portaria atende não só atletas, mas também corpo técnico, quando necessário.
O apoio inclui passagens aéreas nacionais e internacionais, transporte terrestre e hospedagem, proporcionando melhores condições para o desempenho e sucesso dos participantes, aumentando a representatividade do estado de Alagoas no cenário competitivo, com a projeção de suas conquistas em pódios de destaque. Em 2024, a portaria recebeu o dobro dos investimentos comparado a 2023, totalizando mais de R$ 1 milhão de recursos próprios.
Apoio possibilitou ida à São Silvestre e pódio
Esse auxílio fez com que os paratletas Carlinhos e Givaldo Augusto, amigo de Carlinhos, pudessem representar Alagoas na corrida de São Silvestre, em 2024. “Esse incentivo é de suma importância para nós que praticamos o esporte paralímpico. O Paradesporto no Brasil sofre muito com a falta de apoio. Então, quando temos incentivo, podemos competir e levar o nome de Alagoas para outros estados. Nós subimos ao pódio, ganhamos, mas por trás da nossa vitória tem muita gente que acredita em nós, o caminho do esporte está nesse meio”, conclui Carlinhos.
O apoio ao esporte e a competição tem inúmeros benefícios. Além de mudar a vida de quem pratica e da família do atleta, há o incentivo e a promoção de Alagoas. O governador Paulo Dantas destaca a importância desse investimento.
“Quando um atleta alagoano se sente acolhido, ele dá o seu melhor, vence do seu jeito a corrida, supera e serve de exemplo para todos. É muito importante investir em esporte, esporte é vida, é superação, é exemplo de política pública que transforma”, afirma o governador.
00003 (2) (1).jpg)
Portaria incentiva inclusão social
A portaria do Caminhos do Esporte contempla todas as modalidades esportivas, sejam individuais ou coletivas. A maior parte dos investimentos em 2024 foram para atletas e equipes que optaram pelo deslocamento terrestre, ou seja, ônibus. Além de mais barato para os cofres públicos, no caso de curtas distâncias, pode levar uma equipe inteira para a competição.
“Seguimos trabalhando para ampliar o alcance de modalidades e dos atletas beneficiados, assim como potencializar os investimentos para a Portaria Caminhos do Esporte. Entendemos que esse suporte fomenta o esporte alagoano, oferece condições dos nossos atletas competirem em padrão de igualdade e estimula as futuras gerações a se introduzirem na prática esportiva não apenas como base e rendimento, mas também como forma de inclusão social”, afirma a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
3PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
4DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação
-
5POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?