Alagoas
Fisioterapeuta da Uncisal orienta como prevenir lesões e problemas nos pés dos idosos

O fisioterapeuta e professor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) Felipe Rebelo chamou atenção para os cuidados com os pés dos idosos e destacou que alterações nessa parte do corpo podem comprometer o equilíbrio e a mobilidade, aumentando o risco de quedas. As orientações foram compartilhadas em entrevista concedida no último dia 16 de abril, ao telejornal AL TV 1ª edição, da TV Gazeta, na qual o especialista destacou os principais fatores de atenção nessa fase da vida.
Segundo Felipe, o envelhecimento provoca mudanças naturais no corpo, e os pés não ficam de fora. Ele destaca três alterações principais que afetam a saúde dos idosos: perda de sensibilidade na planta do pé, redução da mobilidade articular — especialmente no tornozelo — e diminuição da força muscular. “Essas alterações vão configurar um maior risco de queda. Às vezes, o idoso está caindo justamente porque tem falta de mobilidade, tem perda de força, e não está conseguindo absorver o impacto do solo”, explicou.

Outro problema comum são as dores nos pés, que têm diversas causas. Uma das mais frequentes, segundo o fisioterapeuta, é a perda do arco plantar, conhecido como cavo do pé. “Esse arco ajuda na absorção de impacto, e ao envelhecer, a gente vai perdendo essa estrutura. O pé passa a fazer ajustes para sustentar o peso do corpo, mas quando esses ajustes são inadequados, surgem dores, rigidez, processos degenerativos e artroses, que comprometem ainda mais a pisada e a segurança do idoso”, detalhou.
Felipe também alertou sobre deformidades ósseas, como o joanete, e o uso inadequado de calçados. Nesses casos, o acompanhamento profissional é indispensável. “A principal indicação é uma avaliação detalhada por um profissional adequado. Existem dispositivos e órteses que podem aliviar o desconforto, mas a recomendação precisa ser individualizada”, afirmou. Ele também orienta que calos e calosidades não sejam tratados de forma caseira, pois podem evoluir para quadros mais sérios.
Para completar os cuidados, o fisioterapeuta destaca a importância da hidratação da pele dos pés. “Com o processo de envelhecimento, a pele se desidrata mais, e isso pode causar rachaduras. O pé é uma região muitas vezes negligenciada, mas precisa de atenção, inclusive com o uso de hidratantes apropriados e orientações de profissionais da saúde”, pontuou.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
3
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
4CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…
-
5LAVOU AS MÃOS
Prefeitura de Palmeira suspende repasse de recursos públicos ao CSE em meio a crise de comando no clube