Economia
UniCredit suspende decisão sobre oferta do Banco BPM após governo italiano impor condições

O UniCredit afirmou que não tomará qualquer decisão conclusiva sobre a oferta de aquisição do Banco BPM, seu rival menor, após o governo da Itália estabelecer condições que, segundo o banco, "poderiam levar a resultados indesejados". O banco italiano disse que as imposições de Roma se traduzem em restrições à maneira como a entidade combinada conduziria suas futuras atividades de crédito e liquidez, bem como às atividades do grupo na Rússia, onde vem reduzindo suas operações, mas ainda não se desfez totalmente.
Embora o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Itália tenham autorizado o negócio entre os credores, o governo italiano afirmou as medidas impostas são para proteger interesses estratégicos de segurança nacional.
Por outro lado, um "sinal verde" do governo foi dado para outros negócios: a proposta de aquisição do Mediobanca pelo Monte dei Paschi e a compra separada da gestora de ativos Anima Holding pelo Banco BPM.
"As prescrições impostas ao UniCredit podem prejudicar sua plena liberdade e capacidade de tomar decisões sensatas e prudentes no futuro, e até mesmo levar a resultados indesejados", afirmou o UniCredit, que lançou uma oferta de mais de 10 bilhões de euros pelo Banco BPM em novembro, na tentativa de reforçar sua posição como o segundo maior banco da Itália em ativos e ganhar escala na rica região da Lombardia. O Banco BPM rejeitou a proposta, alegando que ela subvaloriza o banco e cria incerteza.
Por volta das 11h30 (de Brasília), a ação do UniCredit cedia 0,27% e a do Banco BPM recuava 1,36% na Bolsa de Milão.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
3
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
4CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…
-
5LAVOU AS MÃOS
Prefeitura de Palmeira suspende repasse de recursos públicos ao CSE em meio a crise de comando no clube