Alagoas
No feriadão, HGE registra 373 novos atendimentos, 125 altas e capta dois órgãos para transplantes

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 373 novos atendimentos, concedeu 125 altas médicas e captou mais dois órgãos para transplantes durante o feriadão de Páscoa e Tiradentes. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (22) pela maior unidade hospitalar pública alagoana, que é mantida e gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
No período, foram assistidos 189 pacientes de casos clínicos, 152 vítimas de acidentes, 19 pessoas agredidas, 12 feridas por queimaduras e uma que atentou contra a própria vida. A maioria dos casos clínicos tem relação direta com complicações de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão, conforme apontam os prontuários médicos.
Dos 152 acidentados, 85 se feriram no trânsito, sendo 44 em quedas de moto, 33 em colisões, cinco em atropelamentos e três em quedas de bicicleta. Outras 58 vítimas ficaram feridas em acidentes casuais e nove em acidentes de trabalho. O HGE recebeu, também, 19 pessoas que sofreram agressões, sendo 13 em embates corporais, três por arma branca e mais três por arma de fogo.
.jpg)
“Os nossos serviços permaneceram disponíveis ao longo dos cinco dias, por meio de plantonistas que cumpriram com as suas escalas de trabalho e estiveram aptos a realizar o atendimento que o cidadão necessitou. Durante esse período, 121 cidadãos foram internados, 65 cirurgias foram realizadas, bem como 15 transferências”, acrescentou o diretor-geral do HGE, Fernando Fortes Melro.
Captação de órgãos
Além disso, no domingo (20), foi providenciada mais uma captação de órgãos no HGE, organizada pela Central de Transplantes de Alagoas. Desta vez, duas pessoas que estavam na lista de espera foram contempladas com esse gesto de solidariedade e empatia.
.jpeg)
“Os rins foram captados, um belo presente de Páscoa para quem tanto esperava pelo transplante. A cirurgia foi realizada por profissionais qualificados nas primeiras horas da manhã e os órgãos levados aos seus receptores com segurança. Agradecemos muito a essa família por ter permitido a doação, por essa ressignificação da vida”, pontuou Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
3
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
4CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…
-
5LAVOU AS MÃOS
Prefeitura de Palmeira suspende repasse de recursos públicos ao CSE em meio a crise de comando no clube