Alagoas
Samu Maceió promove ação do Abril Verde com foco na prevenção de acidentes de trabalho

Com o slogan “Quem ama cuida-se”, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, nesta segunda-feira (22), uma programação especial em alusão ao Abril Verde – mês dedicado à promoção da saúde e segurança no trabalho. A ação ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep), em Maceió, e reuniu servidores para um momento de conscientização e práticas educativas voltadas à prevenção de acidentes no ambiente laboral.
A iniciativa teve como objetivo promover uma cultura permanente de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, incentivando a avaliação dos riscos no ambiente de trabalho e a adoção de atitudes conscientes para a promoção da qualidade de vida.
.jpg)
A programação contou com ginástica laboral, palestras informativas e dinâmicas interativas com foco na valorização da vida e na responsabilidade compartilhada entre trabalhadores e gestores. Um dos temas abordados foi a prevenção no uso de perfurocortantes, ministrada pelo Setor de Controle de Infecção, além de uma palestra sobre prevenção contra incêndios.
A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância da campanha. “O Abril Verde é um momento essencial para lembrarmos que cuidar de si também é um ato de amor ao próximo. Conscientizar os servidores sobre os riscos e a prevenção de acidentes fortalece a cultura do autocuidado e da responsabilidade coletiva no ambiente de trabalho”, disse.
Segundo o engenheiro ambiental e de segurança do trabalho Douglas de Andrade Almeida, que também é bombeiro civil e coordenador do Setor de Segurança e Saúde do Trabalho do Samu Maceió, os números ainda são alarmantes: “De acordo com estatísticas de 2021, foram registrados 571.786 acidentes de trabalho no país, com 2.487 mortes. É por isso que momentos como este são tão importantes para reforçar a importância da prevenção e da segurança no ambiente laboral.”

No final do evento, os servidores, simbolizando e confirmando o aprendizado, se comprometeram em cuidar de si mesmos e cuidar para que o ambiente de trabalho seja mais harmônico e que reduza, ao máximo, os acidentes de trabalho, colocaram uma digital da mão, em cor verde, num quadro geral: – Samu com as mãos dadas com a segurança.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
3
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
4CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…
-
5LAVOU AS MÃOS
Prefeitura de Palmeira suspende repasse de recursos públicos ao CSE em meio a crise de comando no clube