Geral
Polícia faz operação contra esquema de furto de cabos subterrâneos

Baixar
A Polícia Civil do Rio de Janeiro está nas ruas para cumprir 46 mandados de busca e apreensão com o objetivo de desmontar uma quadrilha interestadual, especializada em furto de cabos subterrâneos, pertencentes a concessionárias de serviços públicos. O grupo criminoso ainda pratica lavagem de dinheiro por meio de empresas reais e fictícias e contratos simulados.


Os mandados são cumpridos em residências, sete ferros-velhos e metalúrgicas nos estados do Rio e de São Paulo. A ação inclui o pedido de bloqueio de R$ 200 milhões em contas bancárias e ativos financeiros, além do sequestro e indisponibilidade de bens e imóveis. Até o início da manhã cinco pessoas tinham sido presas.
Esta é a segunda fase da Operação Caminhos do Cobre. A primeira, em 2022, revelou uma cadeia estruturada de escoamento dos bens furtados, direcionando esforços para o rastreamento da receptação em ferros-velhos.
Segundo a polícia fluminense, os cabos eram transportados para galpões e ferros-velhos de propriedade dos líderes da organização, em áreas dominadas por facções criminosas.
Nesses depósitos, os cabos eram decapados, fracionados e queimados para eliminar vestígios de origem, e revendidos a ferros-velhos e metalúrgicas dos dois estados, com apoio de intermediadores. As investigações levaram à denúncia de 22 integrantes do grupo criminoso.

Geral Até o momento, cinco pessoas foram presas Rio de Janeiro 24/04/2025 - 11:08 Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional Furto cabos elétricos quinta-feira, 24 Abril, 2025 - 11:08 1:24
Mais lidas
-
1EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3STF
Primeira Turma do STF tem maioria para condenar Débora Rodrigues
-
4TRIBUNAL DO JURI
Sogra e amigo de Saullo são condenados pelo assassinato de Roberta Dias
-
5ARAPIRACA
MST ocupa fazenda improdutiva no Agreste de Alagoas neste sábado (26)