Geral
Projeto da Uesb conscientiza jovens sobre a importância das abelhas

Podemos aprender com tudo ao nosso redor, inclusive com as pequenas abelhas. Apesar do tamanho, elas desempenham um papel gigantesco no equilíbrio do ecossistema. Com isso em mente, o projeto de extensão “Educando com Abelhas” foi criado na Uesb, em 2024, no campus de Vitória da Conquista. A proposta é aproximar crianças e adolescentes do fascinante universo desses insetos e conscientizá-los sobre sua importância para a biodiversidade.
O projeto destaca a diversidade das Abelhas Sem Ferrão, também chamadas de Abelhas Nativas, promovendo a conscientização sobre seu papel ecológico. As atividades abordam temas como biologia, manejo sustentável e preservação dessas espécies.
Nas visitas guiadas ao Meliponário da Uesb, os participantes conhecem de perto a produção de mel e pólen, o papel fundamental da polinização e curiosidades sobre as abelhas. As atividades são voltadas para alunos da Educação Básica e realizadas em grupos de até 30 estudantes, com duração de uma hora.
Durante os encontros, os alunos interagem com as colônias e aprendem sobre as abelhas de maneira simplificada e desmistificada. Diferenças entre apicultura e meliponicultura, funcionamento das caixas de criação e das colônias, importância das plantas na polinização, organização dos ninhos, ciclo de vida das abelhas e muito mais fazem parte do bate-papo.
As escolas interessadas podem agendar visitas no Meliponário da Uesb. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (77) 3424-8630, pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram do "Educando com Abelhas".
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5SEGUNDO JORNAL
Preso em Maceió, Collor ganha sala da diretoria como cela