Alagoas
Governo prepara Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária

As Secretarias de Estado da Agricultura de Alagoas (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) deram início, nessa quinta-feira (24), ao planejamento do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que vai percorrer, mensalmente, nove regiões estratégicas do estado até o fim do ano. A última edição será marcada pela realização da 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Maceió.
Inspirado na primeira edição da Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada em dezembro do ano passado, em Maceió, o circuito terá formato itinerante, com um dia de duração em cada município, promovendo a comercialização direta de produtos da agricultura familiar, além de rodas de conversa e ações do programa “Na Rota da Merenda Legal”, da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) em Alagoas.
A participação das cooperativas, associações e empreendimentos da economia solidária será definida por meio de edital público, em parceria com a Unicafes-AL. De acordo com o secretário executivo de Agricultura Familiar da Seagri, Ronaldo Targino, a proposta é promover o fortalecimento das cadeias produtivas locais, o acesso a mercados e o desenvolvimento sustentável dos territórios por meio de uma ação integrada.
“Essa reunião de alinhamento marca um passo importante para o lançamento do Circuito de Feiras Regionais em Alagoas. Estamos construindo uma agenda que fortalece a agricultura familiar, valoriza a identidade cultural de cada território e, principalmente, abre novas portas de acesso a mercados para os nossos agricultores”, destacou.
Os territórios contemplados, inicialmente, no cronograma do circuito são: Alto Sertão (Delmiro Gouveia), Médio Sertão (Santana do Ipanema), Planalto da Borborema (Palmeira dos Índios), Baixo São Francisco (Penedo), Agreste (Arapiraca), Mata Alagoana (União dos Palmares), Litoral Norte (Porto Calvo), Tabuleiros do Sul (Coruripe) e Região Metropolitana (Marechal Deodoro e Maceió).
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
4CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
5DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação