Alagoas
Presidente da Casal detalha estrutura das concessões de saneamento em seminário no Ministério Público

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, ministrou um seminário, na manhã desta sexta-feira (25), para esclarecer as áreas de atuação e competências da empresa que ele representa. O evento, que também elucidou como operam as concessões nos serviços de saneamento de Alagoas, ocorreu no auditório do Ministério Público de Alagoas (MPAL).
Estavam presentes promotores e procuradores que representam diversos municípios do Estado. Eles questionaram Luiz Neto sobre a amplitude das atividades prestadas pela Casal, o modelo das parcerias público-privadas (PPPs) e as relações que as empresas vencedoras dos leilões dos Blocos A, B e C mantém com a Companhia.
Luiz Neto esclareceu que os serviços de saneamento não passaram por um processo de privatização. “O que se firmou com os leilões e em concordância com o Novo Marco Legal do Saneamento foi uma cessão temporária de ativos do Estado para as empresas vencedoras dos leilões; sendo que estas se comprometem a operar, investir e desenvolver a infraestrutura dos serviços de fornecimento de água durante o período em que vigorarem os contratos”, disse.
O presidente da Casal também esclareceu que,
acompanhando o Novo Marco Legal do Saneamento, o Governo dividiu Alagoas em
blocos para permitir que serviços de saneamento sejam prestados de modo
eficiente e econômico a localidades menores ou que contam com recursos
limitados.
Luiz Neto ainda tratou do arranjo jurídico e institucional entre municípios titulares, Governo de Alagoas, a própria Casal e as concessionárias dos serviços de saneamento. Ele apresentou a cronologia dos eventos e as características gerais do arcabouço legal que vigora para as concessões.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
4CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
5DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação