Alagoas
Creche Segura capacita mais de 4 mil servidores públicos em técnicas de primeiros socorros

Promovendo uma infância segura e bem cuidada, a Secretaria de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria), por meio do projeto Creche Segura, já capacitou 4.016 servidores de creches no estado em orientações de primeiros socorros, chegando a 52 municípios alagoanos. O projeto é uma parceria entre o órgão, o Corpo de Bombeiros (CBM/AL) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Durante as ações, os profissionais das creches Cria e de algumas creches municipais recebem informações e treinamento sobre como proceder diante de casos como engasgos, crises convulsivas, parada cardíaca, choque elétrico e outras eventualidades que demandem intervenção de especialistas para garantir a segurança da criança matriculada no equipamento.
A secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, pontua a necessidade de um cuidado contínuo com as creches Cria.
“No Governo de Alagoas, nós não apenas entregamos a creche para o município, mas mantemos um contato frequente com ações dentro daquele espaço. O Creche Segura surge justamente para aumentar a segurança dentro das creches, que, agora, possuem profissionais capacitados em primeiros socorros que irão manter tanto as crianças, quanto outros servidores seguros”, disse.
Ela destacou, também, que as ações do Creche Segura são constantes e acontecem quase que semanalmente, graças à parceria que o Cria mantém com o Corpo de Bombeiros e o Samu, que são os responsáveis técnicos pelas capacitações nos municípios alagoanos.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros de Alagoas, Anibal Junior, um dos principais atores responsáveis por realizar as capacitações, o trabalho funciona porque é feito com responsabilidade.
“Esse é um trabalho incrível que vem sendo realizado em todo o estado, capacitando profissionais da educação de toda Alagoas para cuidar das nossas crianças nas creches. Já capacitamos esses 4 mil servidores e a meta é capacitar ainda mais. Esperamos que, com isso, os pais se sintam seguros, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados e protegidos”, avalia.
A coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana, também reiterou que conhecimento em primeiros socorros salva vidas.
“O Creche Segura tem uma importância fundamental no processo de capacitação dos profissionais cuidadores e professores, além de contribuir com a redução de acidentes nesses espaços de educação, daí a sua importância para a população. Conhecimento sobre os primeiros socorros salva vidas”, destacou a coordenadora e enfermeira, Beatriz Santana.
Lei Lucas
O Projeto Creche Segura cumpre uma das exigências da Lei 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que tornou obrigatória a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados da Educação Básica, bem como de estabelecimentos de recreação infantil.
A legislação é uma homenagem ao estudante Lucas Begalli, que morreu aos 10 anos de idade por não ter recebido os primeiros socorros. Em 2017, o estudante participava de um passeio promovido pela escola particular onde estudava, no interior de São Paulo, e se engasgou com um pedaço de salsicha que estava dentro de um cachorro quente. Na ocasião, não havia ninguém que soubesse fazer a manobra do desengasgo e, mesmo tendo sido socorrido pelo Samu e levado para o hospital, o garoto morreu dois dias depois.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
2EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
3STF
Primeira Turma do STF tem maioria para condenar Débora Rodrigues
-
4TRIBUNAL DO JURI
Sogra e amigo de Saullo são condenados pelo assassinato de Roberta Dias
-
5ARAPIRACA
MST ocupa fazenda improdutiva no Agreste de Alagoas neste sábado (26)