Alagoas
Semana da Caatinga é encerrada em Ouro Branco com atividades educativas

A programação da Semana da Caatinga foi concluída no município de Ouro Branco com uma aula de campo em áreas de desertificação e uma visita à Pedra da Capelinha. As atividades abordaram temas como as ações humanas que impactam o meio ambiente, a preservação do bioma e os valores da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Caiçara.
Nesta última ação, participaram estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio da Escola Estadual Joanita de Melo. Durante a aula de campo, Álvaro dos Santos, chefe da APA da Caiçara, destacou a relevância de conhecer profundamente aquilo que se pretende preservar.

“Precisamos entender os processos que causam a desertificação e a degradação ambiental, não só a desertificação, mas outros processos que degradam os solos”, afirmou.
Poliana Mendes, coordenadora de Educação Ambiental de Ouro Branco, alertou aos jovens para os riscos que o município enfrenta, com base em pesquisas que apontam para um futuro preocupante.

“Temos um compromisso com o futuro das nossas crianças e jovens: desenvolver de fato uma sustentabilidade no município”, destacou ela, ressaltando que, caso não haja mudanças, a previsão é que a região possa se tornar um deserto em algumas décadas.

O professor da rede estadual e coordenador do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na Escola Estadual Joanita de Melo, Marcos Alves, também participou da atividade e reforçou a necessidade de mobilizar a comunidade. “Será realizado um trabalho integrado com a comunidade para que sirva de modelo, também levando essa iniciativa para um ambiente virtual, com a contribuição das redes sociais”, explicou.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
4CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
5DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação