Alagoas
Seprev entrega 273 Carteiras de Identidade Nacional garantidas pela Casa de Direitos

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) entregou, neste sábado (25), no bairro do Jacintinho, 273 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), emitidas por meio da Casa de Direitos de Maceió. A iniciativa integra as ações itinerantes do projeto Cidadão Legal, que já viabilizou o agendamento de 348 pessoas para emissão do documento.
O atendimento ocorreu das 9h às 14h, na sede da Associação Humanização das Grotas de Maceió, localizada no Conjunto Piabas, no Jacintinho.
 (3).jpeg)
De acordo com a assessora especial da Superintendência de Prevenção à Violência, Amanda Lima, o objetivo é descentralizar os serviços da Casa de Direitos, levando atendimento direto às comunidades.
“Esta ação é de extrema importância, pois leva cidadania e garantia de direitos à população de forma direta e eficiente. A Carteira de Identidade Nacional assegura o acesso a políticas públicas que somente são possíveis com a devida documentação, como os serviços de saúde e programas sociais”, explica Amanda Lima.
Para as emissões, a Seprev conta com a parceria do Instituto de Identificação de Alagoas, uma das maiores redes informatizadas de postos de emissão de carteira de identidade do Brasil.
 (1) - Ricardo Doria.jpeg)
Além da entrega das Carteiras de Identidade, foram ofertados à população uma série de serviços essenciais, incluindo: emissão da 2ª via do CPF, do Título de Eleitor e da Carteira de Trabalho Digital; orientações jurídicas e previdenciárias; formalização do MEI; retificação de nome e gênero no registro civil para o público LGBTQIAPN+, entre outros.
 (6) - Amanda Lima.jpeg)
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, ressaltou a importância de aproximar os serviços públicos da população. “Levar os serviços do Estado para dentro das comunidades é uma forma concreta de garantir dignidade e cidadania. Através das ações itinerantes, conseguimos alcançar pessoas que, muitas vezes, têm dificuldades de acesso aos serviços públicos, contribuindo para a inclusão social e a promoção dos direitos dos alagoanos, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou Dória.
O evento contou com a presença do deputado federal Rafael Brito, do secretário executivo de Gestão Interna da Seprev, Fernando Holanda, e do superintendente de Prevenção à Violência, Paulo dos Santos.
Ações itinerantes
As ações itinerantes da Seprev já viabilizaram o agendamento de 348 pessoas para emissão da Carteira de Identidade Nacional, contemplando principalmente cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
 (3).jpg)
O processo é realizado em três etapas para otimizar o atendimento. Primeiramente, as equipes vão até a comunidade para fazer o agendamento. Depois, o cidadão precisa comparecer apenas uma vez à Casa de Direitos para a coleta da digital e da foto. Por fim, a entrega do documento ocorre na própria comunidade.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
4CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
5DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação