Internacional
Presidente da Colômbia quer 'reviver sonho da Grã-Colômbia' e busca contato com países vizinhos

O sonho da Grã-Colômbia pode se tornar realidade, afirmou o presidente colombiano Gustavo Petro. O político afirmou em um evento público que está disposto a discutir a ideia de reviver a grande nação com três países vizinhos da América Latina.
"Quero confessar a vocês que este presidente quer que a gente revitalize a Grande Colômbia", declarou Petro.
Supondo que os apoiadores da ideia não sejam maioria, Petro anunciou que "ousa" enviar cartas convidando os líderes e a opinião pública da Venezuela, Panamá e Equador, países cujos territórios faziam parte dessa confederação, para discutir a ideia.
Segundo o presidente, Bolívar "estava absolutamente certo" em criar esse estado e que aqueles que defendiam sua desintegração e "aqueles que destruíram esse sonho com armas" estavam errados.
"Se a Grã-Colômbia existisse hoje, controlada pelo povo da Grã-Colômbia, o Caribe seria o mare nostrum, como diziam os romanos; um viveiro de cultura", acrescentou.
Petro propôs a realização de um encontro intercultural para comemorar os 500 anos da fundação de Santa Marta, onde morreu Bolívar, e nesta cidade "gritar com voz bolivariana e libertária que o sonho da Grande Colômbia renasce e que não o deixaremos morrer".
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro