Internacional
Turquia pronta para sediar reunião entre Putin e Trump se ambos concordarem, diz fonte à Sputnik

A Turquia está pronta para sediar um possível encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Donald Trump, se ambas as partes concordarem, disse uma fonte diplomática em Ancara à Sputnik.
"Por que não? A Turquia já desempenha o papel de centro da diplomacia, e seu líder [Presidente Recep Tayyip Erdogan] conta com a confiança de ambas as partes. Acredito que tal reunião pode ser organizada, dada a prontidão e o acordo entre as partes. A Turquia já tem experiência em sediar negociações entre a Rússia e os EUA", disse a fonte.
Além disso, a Turquia tem se mostrado ativa na mediação de diálogos internacionais. Recentemente, o presidente Erdogan ofereceu a Turquia como sede para uma cúpula de paz entre a Rússia e a Ucrânia, destacando a disposição do país em contribuir para a resolução do conflito.
"Estamos preparados para sediar um encontro de paz do qual a Rússia também participaria", afirmou Erdogan, reforçando o papel da Turquia como facilitadora de negociações internacionais .
A disposição da Turquia em mediar encontros entre líderes globais reflete, segundo analistas já apontaram à esta agência, sua estratégia diplomática de manter relações equilibradas com diferentes potências, buscando promover a paz e a estabilidade regional.
Essa postura tem sido reconhecida por diversos atores internacionais, que veem na Turquia um parceiro confiável para facilitar o diálogo em tempos de tensão global.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro