Internacional
Chanceleres do Brics se reúnem para discutir crises globais

Baixar
Começou a reunião de chanceleres dos países membros do Brics, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.


As delegações chegaram por volta das 10h30 e fizeram a foto oficial. Agora acontece a primeira sessão do encontro, presidida pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Essa sessão debate o papel dos Brics na abordagem de crises globais e regionais e no avanço dos caminhos para a paz e a segurança.
No sábado, o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores e Sherpa do Brasil no Brics, embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, antecipou os assuntos que vão ser tratados ao longo desses dois dias, nos quais estão previstas três sessões. Entre os temas prioritários estão o enfrentamento à guerra tarifária e a ampliação nos investimentos em fundos ambientais.
A partir dessas reuniões, os chanceleres têm o papel de preparar as decisões que serão tomadas pelos líderes dos países membros na Cúpula final, marcada para o início de julho, também no Rio de Janeiro.
O Brics é um agrupamento formado por 11 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Serve como espaço de articulação político-diplomática de países do Sul Global e de cooperação nas mais diversas áreas.

Internacional Encontro acontece no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro Rio de Janeiro 28/04/2025 - 13:43 Fábio Cardoso / Liliane Farias Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional Brics segunda-feira, 28 Abril, 2025 - 13:43 1:22
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro