Esportes
Tripulação de taikonautas volta à Terra após 6 meses de missão na órbita (FOTOS; VÍDEOS)

A tripulação da nave espacial chinesa Shenzhou-19 retornou com sucesso à Terra nesta quarta-feira (30). Os taikonautas ficaram seis meses em órbita durante uma missão.
Composta por três taikonautas, a tripulação tinha programação de retorno para a terça-feira (29), mas as condições climáticas no local de pouso em Dongfeng não atendiam aos requisitos necessários.
A tripulação da sonda espacial Shenzhou-19 chegou à estação em 30 de outubro do ano passado. A missão foi liderada por Cai Xiuzhe, que anteriormente havia sido membro da tripulação da missão Shenzhou-14. Também a bordo da estação orbital estavam os astronautas Song Lingdong e Wang Haoze, ambos realizando seus primeiros voos de carreira. Wang Haoze é a terceira mulher chinesa no espaço, enquanto Song Lingdong é o primeiro astronauta chinês nascido nos anos 1990.
O posto avançado orbital da China, concluído em novembro de 2022, apresenta um design em forma de T com o módulo espacial Tianhe e dois módulos de laboratório, oferecendo aproximadamente 110 metros cúbicos de espaço habitável. Com uma massa total de cerca de 69 toneladas, a estação foi projetada para suportar três tripulantes durante todo o ano e até seis durante os rodízios, com uma vida útil operacional que se estende até 2038.
A bordo, a tripulação realizou testes científicos diferentes, bem como a manutenção da estação espacial de Tiangong.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos